Padrão de Perda da Espessura da Camada de Fibras Nervosas da Retina na Síndrome Fetal-Alcoólica: Análise com Tomografia de Coerência Ótica de Domínio Espectral
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6871Palavras-chave:
Doenças do Nervo Óptico, Fibras Nervosas, Retina, Tomografia de Coerência Óptica, Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal.Resumo
Introdução: A hipoplasia do disco ótico é característica comum na síndrome fetal-alcoólica. Assim, propusemo-nos a avaliar as alterações morfológicas do disco ótico e a espessura da camada de fibras nervosas retinianas peripapilares, nunca antes estudada nestes doentes.
Material e Métodos: Realizamos tomografia de coerência óptica de domínio espectral num grupo de 11 doentes (22 olhos) com síndrome fetal-alcoólica e num grupo controlo ajustado à idade. Avaliamos alguns parâmetros morfológicos do disco ótico (área e diâmetro do disco ótico, área do anel neurorretiniano, razão escavação/disco horizontal e vertical) e a espessura da camada de fibras nervosas retiniana peripapilares.
Resultados: Os valores médios da área do disco ótico, anel neurorretiniano e diâmetro do disco ótico foram, respetivamente, no grupo de doentes e no grupo controlo: 1,540 ± 0,268 e 1,748 ± 0,326 mm2; 1,205 ± 0,286 e 1,461 ± 0,314 mm2; 1,417 ± 0,124 e 1,501 ± 0,148 mm (p < 0,05). Não encontramos diferenças significativas entre as razões escavação/disco. A espessura média da camada de fibras nervosas foi significativamente menor nos pacientes (90,500 ± 9,344 µm) relativamente aos controlos (111,000 ± 7,855 µm) (p < 0,0001). Verificamos uma diminuição significativa nos quadrantes superior, inferior e nasal (p < 0,005). O quadrante temporal não revelou diferenças significativas.
Discussão: As áreas do disco ótico e anel neurorretiniano e o diâmetro do disco ótico foram significativamente menores nos pacientes com síndrome fetal-alcoólica. Embora a espessura média da camada de fibras nervosas peripapilares se tenha revelado diminuída, o quadrante temporal parece estar poupado.
Conclusão: Para além de uma área/ diâmetro do disco ótico e área do anel neurorretiniano menores, descobrimos um padrão heterogéneo de perda da camada de fibras nervosas retinianas peripapilares em pacientes com síndrome fetal-alcoólica, sem atingimento do quadrante temporal. A tomografia de coerência óptica poderá ser útil no estabelecimento do diagnóstico da síndrome fetal-alcoólica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons