Sequestro Leucocitário de Oxigénio

Autores

  • Miguel Pinto da Costa Serviço de Patologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.
  • Henrique Pimenta Coelho Serviço de Hematologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6874

Palavras-chave:

Anoxia, Consumo de Oxigénio, Leucocitose, Oximetria.

Resumo

Os autores apresentam um caso clínico de um homem de 60 anos, com diagnóstico de leucemia linfocítica crónica-B, observado no Serviço de Urgência por dispneia de esforço. Na avaliação inicial, destacava-se uma anemia grave (Hgb = 5,0 g/dL) e hiperleucocitose (800 000/µL), correspondendo na sua quase totalidade a linfócitos maduros, uma radiografia do tórax normal e uma saturação de oxigénio baixa (89%). Após transfusão de glóbulos rubros registou-se uma elevação do valor de Hgb (9,0 g/dL) e uma reversão completa do quadro de dispneia. Porém, as gasimetrias subsequentes de reavaliação, em ar ambiente, revelaram sistematicamente valores de saturação de oxigénio muito baixos (~ 46%), discrepantes com o estado clínico do doente e com a oximetria de pulso (~ 87%), e não sofreram qualquer alteração com administração de concentrações de oxigénio por máscara. A investigação efetuada permitiu estabelecer o diagnóstico de sequestro leucocitário de oxigénio, fenómeno que mascara a verdadeira saturação de oxigénio por consumo periférico pelos leucócitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Miguel Pinto da Costa, Serviço de Patologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.

Médico Interno de Patologia Clínica no CHVNG/E.

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Henrique Pimenta Coelho, Serviço de Hematologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.

Assistente Hospitalar e Director de Serviço de Hematologia Clínica do CHVNG/E.

Mestre em Imunologia pela Universidade de Oxford.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

1.
Pinto da Costa M, Pimenta Coelho H. Sequestro Leucocitário de Oxigénio. Acta Med Port [Internet]. 31 de Maio de 2016 [citado 30 de Junho de 2024];29(5):343-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6874

Edição

Secção

Caso Clínico