Sequestro Leucocitário de Oxigénio

Autores

  • Miguel Pinto da Costa Serviço de Patologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.
  • Henrique Pimenta Coelho Serviço de Hematologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6874

Palavras-chave:

Anoxia, Consumo de Oxigénio, Leucocitose, Oximetria.

Resumo

Os autores apresentam um caso clínico de um homem de 60 anos, com diagnóstico de leucemia linfocítica crónica-B, observado no Serviço de Urgência por dispneia de esforço. Na avaliação inicial, destacava-se uma anemia grave (Hgb = 5,0 g/dL) e hiperleucocitose (800 000/µL), correspondendo na sua quase totalidade a linfócitos maduros, uma radiografia do tórax normal e uma saturação de oxigénio baixa (89%). Após transfusão de glóbulos rubros registou-se uma elevação do valor de Hgb (9,0 g/dL) e uma reversão completa do quadro de dispneia. Porém, as gasimetrias subsequentes de reavaliação, em ar ambiente, revelaram sistematicamente valores de saturação de oxigénio muito baixos (~ 46%), discrepantes com o estado clínico do doente e com a oximetria de pulso (~ 87%), e não sofreram qualquer alteração com administração de concentrações de oxigénio por máscara. A investigação efetuada permitiu estabelecer o diagnóstico de sequestro leucocitário de oxigénio, fenómeno que mascara a verdadeira saturação de oxigénio por consumo periférico pelos leucócitos.

 

Downloads

Biografias Autor

Miguel Pinto da Costa, Serviço de Patologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.

Médico Interno de Patologia Clínica no CHVNG/E.

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Henrique Pimenta Coelho, Serviço de Hematologia Clínica. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Vila Nova de Gaia.

Assistente Hospitalar e Director de Serviço de Hematologia Clínica do CHVNG/E.

Mestre em Imunologia pela Universidade de Oxford.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

1.
Pinto da Costa M, Pimenta Coelho H. Sequestro Leucocitário de Oxigénio. Acta Med Port [Internet]. 31 de Maio de 2016 [citado 5 de Abril de 2025];29(5):343-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6874

Edição

Secção

Caso Clínico