Pneumonia Necrotizante – Uma Complicação Rara
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7Resumo
A pneumonia necrotizante é uma complicação rara da pneumonia adquirida na comunidade associada à destruição do tecido pulmonar durante a infecção e aparecimento subsequente de focos de necrose em áreas consolidadas. De entre os agentes causais destacam-se Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Nocardia, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae. Condições como tabagismo, alcoolismo, idade avançada, diabetes mellitus, doença pulmonar crónica ou doença hepática são factores de risco. O diagnóstico de pneumonia necrotizante implica, para além de terapêutica de suporte, a utilização de um antibiótico de largo espectro e uma monitorização cuidadosa dado o risco de progressão para sepsis e falência respiratória. A situação pode complicar-se com o aparecimento de hemoptises, abcesso, gangrena ou empiema podendo, eventualmente, ser necessária terapêutica cirúrgica.
Os autores apresentam um caso clínico de pneumonia pneumocócica necrotizante numa doente sem factores de risco significativos e de evolução favorável com terapêutica médica. A este propósito, fazem igualmente uma breve revisão da literatura sobre esta patologia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons