Análise da Revisão Cochrane: Erradicação da Helicobacter pylori na Prevenção do Cancro Gástrico. Cochrane Database Syst Rev. 2015;7:CD005583.

Autores

  • Diogo Libânio Serviço de Gastrenterologia. Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). Porto. Portugal.
  • Luís Filipe Azevedo CINTESIS – Center for Health Technology and Services Research. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. CIDES – Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Unidade do Porto. Cochrane Portugal. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7128

Palavras-chave:

Helicobacter pylori, Infecções por Helicobacter, Neoplasias Gástricas, Revisões Sistemáticas.

Resumo

A infeção por Helicobacter pylori é um fator de risco para o desenvolvimento de cancro gástrico. A pesquisa e erradicação da Helicobacter pylori na população geral assintomática pode ser considerada para a prevenção primária do cancro gástrico, no entanto a magnitude do benefício e a efetividade desta estratégia ainda não estão completamente esclarecidas. Neste contexto, foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos aleatorizados comparando a incidência de cancro gástrico em indivíduos com a infeção que realizaram erradicação e indivíduos infetados que não realizaram a erradicação da Helicobacter pylori. Os resultados dos seis ensaios clínicos incluídos (realizados em países de elevada incidência de cancro gástrico) sugerem que a erradicação da Helicobacter pylori se associa a uma redução relativa do risco de cancro gástrico de 34%. Contudo, a generalização dos resultados para países com menor incidência de cancro gástrico deve ser feita com algum cuidado e a custo-efetividade desta estratégia, neste contexto, permanece ainda incerta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

1.
Libânio D, Azevedo LF. Análise da Revisão Cochrane: Erradicação da Helicobacter pylori na Prevenção do Cancro Gástrico. Cochrane Database Syst Rev. 2015;7:CD005583. Acta Med Port [Internet]. 26 de Outubro de 2015 [citado 30 de Junho de 2024];28(6):684-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7128

Edição

Secção

Cochrane Corner