Bisalbuminémia: Uma Variante Rara da Albumina

Autores

  • Carla Garcez Serviço de Pediatria. Hospital de Braga. Braga. Portugal.
  • Susana Carvalho Serviço de Pediatria. Hospital de Braga. Braga. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7187

Palavras-chave:

Albumina, Alterações Proteínas Sanguíneas

Resumo

Introdução: A bisalbuminémia é uma alteração qualitativa da albumina e define-se pela coexistência no mesmo indivíduo de dois tipos de albumina sérica com mobilidade eletroforética diferente. Existem duas formas: hereditária e permanente ou adquirida e transitória.
Caso Clínico: Adolescente, sexo feminino, 17 anos, referenciada à consulta hospitalar por achado incidental de bisalbuminémia detetada na eletroforese de proteínas plasmáticas, realizada em contexto de noção de diminuição da força dos membros inferiores. O exame objetivo não apresentava alterações. Foi excluída causa secundária de bisalbuminémia. Posteriormente, confirmou-se a mesma alteração em eletroforese de proteínas plasmáticas realizada ao irmão de 14 anos e à mãe.
Discussão: Descrevemos um caso raro de bisalbuminémia hereditária numa família portuguesa. Em geral não apresenta significado patológico, no entanto tem interesse para o clínico o conhecimento desta alteração analítica para melhor orientar e esclarecer os seus doentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

1.
Garcez C, Carvalho S. Bisalbuminémia: Uma Variante Rara da Albumina. Acta Med Port [Internet]. 28 de Abril de 2017 [citado 30 de Junho de 2024];30(4):330-3. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7187

Edição

Secção

Caso Clínico