Leiomiosarcoma da Veia Cava inferior: Um Caso Clínico de Resposta Completa e Prolongada com Trabectedina

Autores

  • André Cruz Serviço de Medicina Interna. Centro Hospitalar do Algarve. Faro.
  • Luís Bretes Serviço de Medicina Interna. Centro Hospitalar do Algarve. Faro. Unidade de Oncologia Médica. Centro Hospitalar do Algarve. Faro.
  • Carlos Reis Serviço de Medicina Interna. Centro Hospitalar do Algarve. Faro. Unidade de Oncologia Médica. Centro Hospitalar do Algarve. Faro.
  • Irene Furtado Serviço de Medicina Interna. Centro Hospitalar do Algarve. Faro. Unidade de Oncologia Médica. Centro Hospitalar do Algarve. Faro.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7211

Palavras-chave:

Intervalo Livre de Doença, Leiomiossarcoma, Veia Cava Inferior, Trabectedina.

Resumo

O leiomiossarcoma da veia cava inferior é um tumor raro, constituindo apenas 0,5% dos sarcomas de tecidos moles. À semelhança de outros leiomiossarcomas de origem vascular, estão associados a um mau prognóstico, sendo a ressecção com margens livres de tumor o único tratamento potencialmente curativo. Apresentamos um caso de uma doente de 46 anos com um leiomiossarcoma metastizado, refratário a antraciclinas e ifosfamida, e com resposta completa e prolongada sob trabectedina. Após progressão, a doente iniciou terapêutica de terceira linha com pazopanib. Será feita uma breve revisão da literatura. Este caso suporta a eficácia de uma terapêutica recente, demonstrando uma sobrevivência livre de progressão atípica num leiomiossarcoma metastático e refratário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

1.
Cruz A, Bretes L, Reis C, Furtado I. Leiomiosarcoma da Veia Cava inferior: Um Caso Clínico de Resposta Completa e Prolongada com Trabectedina. Acta Med Port [Internet]. 29 de Abril de 2016 [citado 30 de Junho de 2024];29(4):284-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7211

Edição

Secção

Caso Clínico