Endocardite a Streptococcus agalactiae: Manifestação Incomum de Mieloma Múltiplo
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7246Palavras-chave:
Endocardite Bacteriana, Infecções Estreptocócicas, Mieloma Múltiplo, Streptococcus agalactiae.Resumo
Adultos com doenças imunossupressoras crónicas apresentam risco aumentado de endocardite a Streptococcus agalactiae, caracterizadapor clínica de início súbito, vegetações de grandes dimensões, destruição valvular rápida e complicações frequentes. Relatamos o caso de um doente de 74 anos de idade, admitido por quadro febril associado a enfarte renal, acidente vascular cerebral e uveíte, com o diagnóstico subsequente de endocardite infeciosa, tendo-se objetivado bacteriemia a Streptococcus agalactiae. Simultaneamente foi diagnosticado mieloma múltiplo Ig G-K. A endocardite infeciosa foi tratada com sucesso recorrendo a antibioterapia com benzilpenicilina e gentamicina. Os autores destacam a gravidade da doença embólica vascular presente neste caso e o desafio diagnóstico. Pretendem ainda relembrar a associação entre endocardite a Streptococcus agalactiae e as doenças crónicas, apesar da sua baixa prevalência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons