Fatores Relevantes na Avaliação Cognitiva da População Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7299Palavras-chave:
Actividades da Vida Diária, Alterações da Cognição, Educação, Envelhecimento, PortugalResumo
Introdução: O envelhecimento é um processo inevitável que tem um impacto social e será nas próximas décadas o grande desafio em termos de saúde pública. Um sistema de saúde eficiente requer uma reflexão sobre as medidas preventivas a aplicar.
Material e Métodos: A amostra em estudo englobou 2672 indivíduos de ambos os géneros, com idade igual ou superior a 55 anos, residentes em Portugal continental, ao qual foi aplicado um questionário que incluiu as seguintes secções: Rede social; Locomoção; Autonomia física; Autonomia instrumental; Avaliação cognitiva; Atividade física.
Resultados: O estudo do perfil de envelhecimento da população Portuguesa revelou que a autonomia física para tarefas relacionadas com o quotidiano, se associam a um melhor desempenho cognitivo. Verificámos uma associação estatisticamente significativa entre o desempenho na avaliação cognitiva e o género, a idade, a escolaridade, o facto de a pessoa viver sozinha, o número de horas que está sozinha, a autonomia a andar na rua, lavar-se, vestir-se, comer, preparar refeições, fazer compras, gerir dinheiro, tomar medicamentos e lavar/tratar a roupa.
Discussão: A avaliação cognitiva é influenciada negativamente pelo número de horas que um individuo vive sozinho.
Conclusão: As atividades da vida diária devem ser valorizadas, uma vez que requerem capacidade para planear e realizar tarefas e a sua preservação é uma componente chave num envelhecimento de sucesso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons