Politraumatizado com Embolia Gorda Detectada em Tomografia Computorizada

Autores

  • Isabel Sousa Serviço de Imagiologia Geral. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • João Janeiro Serviço de Imagiologia Geral. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • Paula Campos Serviço de Imagiologia Geral. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • Isabel Távora Serviço de Imagiologia Geral. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7355

Palavras-chave:

Embolia Gordurosa/diagnóstico por imagem, Fracturas Ósseas, Tomografia Computadorizada

Resumo

A embolia gorda é frequente no contexto de fracturas de ossos longos, contudo o desenvolvimento da síndrome clínica da embolia gorda (caracterizada por dificuldade respiratória progressiva, depressão do estado de consciência e rash petequial) constitui uma ocorrência rara, embora relevante pela sua gravidade. Apresentamos o caso de um politraumatizado com fraturas múltiplas do membro inferior direito a quem foi detetada, em tomografia computorizada de urgência, a presença de êmbolos de gordura no lúmen da veia femoral comum homolateral. A visualização de êmbolos macroscópicos de gordura através de métodos de imagem deverá alertar o clínico para a possibilidade de desenvolvimento da síndrome da embolia gorda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

1.
Sousa I, Janeiro J, Campos P, Távora I. Politraumatizado com Embolia Gorda Detectada em Tomografia Computorizada. Acta Med Port [Internet]. 31 de Janeiro de 2017 [citado 22 de Novembro de 2024];30(1):73-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7355

Edição

Secção

Caso Clínico