Politraumatizado com Embolia Gorda Detectada em Tomografia Computorizada
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7355Palavras-chave:
Embolia Gordurosa/diagnóstico por imagem, Fracturas Ósseas, Tomografia ComputadorizadaResumo
A embolia gorda é frequente no contexto de fracturas de ossos longos, contudo o desenvolvimento da síndrome clínica da embolia gorda (caracterizada por dificuldade respiratória progressiva, depressão do estado de consciência e rash petequial) constitui uma ocorrência rara, embora relevante pela sua gravidade. Apresentamos o caso de um politraumatizado com fraturas múltiplas do membro inferior direito a quem foi detetada, em tomografia computorizada de urgência, a presença de êmbolos de gordura no lúmen da veia femoral comum homolateral. A visualização de êmbolos macroscópicos de gordura através de métodos de imagem deverá alertar o clínico para a possibilidade de desenvolvimento da síndrome da embolia gorda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons