Comparação das Campanhas de Eliminação da Lepra e Poliomielite: Qual é Mais Viável?

Autores

  • Luís Malheiro Departamento de Doenças Infecciosas. Centro Hospitalar de São João. Porto. Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Nefrologia e Doenças Infecciosas, INEB. Universidade do Porto. Porto.
  • Sofia Correia Pinto Unidade de Saúde Familiar de São João. Agrupamentos de Centros de Saúde - Porto Ocidental. Porto.
  • Antonio Sarmento Departamento de Doenças Infecciosas. Centro Hospitalar de São João. Porto. Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Nefrologia e Doenças Infecciosas, INEB. Universidade do Porto. Porto.
  • Lurdes Santos Departamento de Doenças Infecciosas. Centro Hospitalar de São João. Porto. Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Nefrologia e Doenças Infecciosas, INEB. Universidade do Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7364

Palavras-chave:

Avaliação de Programas, Controle de Doenças Transmissíveis, Erradicação de Doenças, Lepra, Poliomielite.

Resumo

Com o aproximar da terceira década desde o início das campanhas de erradicação da poliomielite e lepra promovidas pela Organização Mundial de Saúde, uma reflexão sobre a eficácia das campanhas anteriores e o estudo da factibilidade da eliminação futura é importante para adaptar e intensificar os próximos passos. Neste trabalho realizamos uma revisão crítica sobre estas campanhas de forma a avaliar as suas exequibilidades técnicas e operacionais. A vacinação e a procura de casos ativos são ferramentas muito eficazes contra a poliomielite. Mediante a existência de estabilidade politica e uma boa taxa de cobertura vacinal, a poliomielite será um bom alvo à erradicação. A lepra, no entanto, padece de várias barreiras à eliminação como a ausência de uma vacina altamente eficaz, a existência de um período infecioso assintomático prolongado, a falta de métodos de rastreio e um objetivo de eliminação primariamente mal definido. Em conjunto, estes aspetos previnem a doença de ser facilmente eliminada. Num mundo onde os recursos e o financiamento são limitados, a eliminação da poliomielite parece mais exequível comparativamente à lepra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

1.
Malheiro L, Pinto SC, Sarmento A, Santos L. Comparação das Campanhas de Eliminação da Lepra e Poliomielite: Qual é Mais Viável?. Acta Med Port [Internet]. 29 de Abril de 2016 [citado 30 de Junho de 2024];29(4):279-83. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7364

Edição

Secção

Revisão