Versão Portuguesa do EORTC QLQ-OES18 e do QLQ-OG25 para Avaliação da Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7499Palavras-chave:
Inquéritos e Questionários, Neoplasia do Esófago, Neoplasia do Estômago, Portugal, Psicometria, Qualidade de Vida, TraduçõesResumo
Introdução: A avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde é cada vez mais importante, já que pode beneficiar a investigação clínica e os cuidados prestados aos doentes, particularmente entre doentes oncológicos. O Quality of Life Questionnaire – OES18 (esophageal module) e o Quality of Life Questionnaire – OG25 (esophagogastric module) são módulos da Organização Europeia para a Investigação e Tratamento do Cancro para avaliação da qualidade de vida em doentes com neoplasia esofágica e/ou esofagogástrica, respetivamente. O objetivo do nosso estudo foi traduzir, adaptar culturalmente e realizar um ensaio-piloto para criar a versão portuguesa de ambos os questionários.
Material e Métodos: Foram seguidas as orientações da Organização Europeia para a Investigação e Tratamento do Cancro para tradução, adaptação cultural e ensaio-piloto do Quality of Life Questionnaire – OES18 (esophageal module) e Quality of Life Questionnaire – OG25 (esophagogastric module). O Quality of Life Questionnaire – OG25 (esophagogastric module) passou por um processo de tradução (inglês → português) e tradução-reversa (português → inglês), por tradutores independentes falantes nativos. Após revisão, uma versão preliminar for criada para ensaio-piloto entre doentes portugueses. Uma vez que já estava disponível uma versão brasileira do Quality of Life Questionnaire – OES18 (esophageal module), o questionário foi apenas adaptado culturalmente e alvo de ensaio-piloto. Foram incluídos doentes com e sem neoplasia.
Resultados: No total, 30 doentes preencheram a versão portuguesa de cada questionário. No final, foi conduzida uma entrevista estruturada para detetar e documentar quaisquer tópicos problemáticos. Tópicos e enunciados problemáticos foram alterados, conforme os resultados do ensaio-piloto. As versões finais foram enviadas para o grupo de Qualidade de Vida da Organização Europeia para a Investigação e Tratamento do Cancro e foram aprovados.
Conclusões: As versões portuguesas dos questionários da Organização Europeia para a Investigação e Tratamento do Cancro Quality of Life Questionnaire – OES18 (esophageal module) e OG25 (esophagogastric module) são instrumentos úteis, fidedignos e válidos para aferição da qualidade de vida relacionada com a saúde em doentes com neoplasia esofágica e/ou esofagogástrica, respetivamente. Podem agora ser utilizados em contexto clínico e para fins científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons