Controlo Sintomático nos Doentes em Fim de Vida
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7626Palavras-chave:
Assistência Terminal, Cuidados Paliativos Hipnóticos e Sedativos, Sedação ConscienteResumo
Doentes em fim de vida apresentam uma multiplicidade de sintomas que são causa de sofrimento para os próprios e respetivas famílias. Os profissionais de saúde ao longo da faculdade, internato e carreira médica são pouco preparados para gerir e melhorar a qualidade de vida destes doentes. O presente artigo pretende fornecer competências básicas no controlo sintomático dos doentes em fim de vida, focando em particular o controlo da dor, dispneia, fadiga, náuseas, vómitos e anorexia. Pretende-se ainda alertar para conceitos básicos sobre controlo de sintomas refratários e a sedação paliativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons