Osteossíntese no Tratamento Cirúrgico dos Prognatismos: Estado da Arte

Autores

  • Nuno Durão Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • José Amarante Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva, Estética e Maxilofacial. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7788

Palavras-chave:

Implantes Absorvíveis, Parafusos Ósseos, Placas Ósseas, Procedimentos Cirúrgicos Ortognáticos, Prognatismo/cirurgia

Resumo

Introdução: O prognatismo é uma alteração esquelética facial comum, associada a má-oclusão de classe III, por vezes repercutindose na qualidade de vida. Juntamente com tratamento ortodôntico, a osteotomia sagital de ramo da mandíbula é a técnica mais usada para a sua correção, sendo a osteossíntese dos segmentos um elemento importante do resultado pós-cirúrgico.
Material e Métodos: Foi pesquisada literatura na base de dados PubMed/MEDLINE, juntamente com consulta de outras fontes de informação.
Resultados: Os temas mais estudados envolvem a estabilidade de vários métodos de osteossíntese, as repercussões destes nas lesões do nervo alveolar inferior e posicionamento condilar, e também o tipo de material.
Discussão: São descritos estudos recentes sobre o tipo de osteossíntese na osteotomia sagital de ramo para recuo mandibular.
Conclusão: As miniplacas parecem ser mais vantajosas para a fixação da osteotomia sagital de ramo para recuo mandibular. Os materiais bioabsorvíveis aparentam ser uma alternativa aceitável ao titânio convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

José Amarante, Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva, Estética e Maxilofacial. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva, Estética e Maxilofacial, Centro Hospitalar de São João; Professor Catedrático de Cirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

1.
Durão N, Amarante J. Osteossíntese no Tratamento Cirúrgico dos Prognatismos: Estado da Arte. Acta Med Port [Internet]. 31 de Março de 2017 [citado 25 de Novembro de 2024];30(3):224-32. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7788

Edição

Secção

Revisão AMP Student