Penfigoide Bolhoso Tratado com Sucesso com Rituximab

Autores

  • Nuno Silva Serviço de Medicina Interna. Unidade de Doenças Autoimunes. Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Portugal.
  • Andreia Costa Serviço de Medicina Interna. Unidade de Doenças Autoimunes. Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Portugal.
  • Fernando Salvador Serviço de Medicina Interna. Unidade de Doenças Autoimunes. Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Portugal.
  • Elisa Serradeiro Serviço de Medicina Interna. Unidade de Doenças Autoimunes. Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7812

Palavras-chave:

Penfigoide Bolhoso/tratamento, Rituximab

Resumo

O penfigoide bolhoso é uma doença autoimune caracterizada pela formação de bolhas subepidérmicas. Pode ser autolimitada mas quando necessário o tratamento passa pelo uso de corticoides, imunossupressores, e em última linha agentes biológicos. Apresenta-se o caso de um doente de 37 anos com penfigoide bolhoso com uma forma de apresentação grave e refratária. Após cerca de um mês de tratamento com vários fármacos de primeira linha, por ausência de resposta, optou-se por iniciar rituximab com franca melhoria das lesões. Os autores pretendem realçar a utilidade e eficácia deste fármaco nesta patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

1.
Silva N, Costa A, Salvador F, Serradeiro E. Penfigoide Bolhoso Tratado com Sucesso com Rituximab. Acta Med Port [Internet]. 31 de Março de 2017 [citado 28 de Dezembro de 2024];30(3):243-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7812

Edição

Secção

Caso Clínico