Eficácia e Segurança da Cirurgia de Catarata Associada a Injecção Intravítrea de Anti-VEGF em Doentes com Degenerescência Macular Exsudativa Relacionada com a Idade
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7850Palavras-chave:
Degeneração Macular, Extração de Catarata, Facoemulsificação, Factores de Crescimento do Endotélio Vascular, Neovascularização, Resultado do TratamentoResumo
Introdução: Pretendemos avaliar a efectividade e segurança da cirurgia de catarata associada a injecção intravítrea de anti-vascular endothelial growth factor sobre a acuidade visual, morfologia da retina e coróide em doentes previamente tratados por degeneração macular relacionada com a idade exsudativa com cataratas visualmente significativas.
Material e Métodos: Estudo prospectivo, que incluiu 21 olhos de 20 doentes com degeneração macular relacionada com a idade exsudativa submetidos a facoemulsificação simultânea com ranibizumab ou bevacizumab intravítreo. Os doentes foram seguidos durante 12 meses após a cirurgia usando uma estratégia pro re nata. As alterações da acuidade visual, espessura da retina e coroideia subfoveal foram avaliadas aos 1, 6 e 12 meses de pós-operatório.
Resultados: Houve um aumento estatisticamente significativo da acuidade visual média ao mês (13,4 letras, p < 0,05), aos seis (11,5 letras, p < 0,05) e doze meses (11,3 letras, p < 0,05), sem alterações significativas na morfologia da retina ou coróide. Aos 12 meses, 86% dos olhos foram capazes de manter a melhoria da acuidade visual. Não houve diferenças significativas entre os dois fármacos anti-vascular endothelial growth factor e não ocorreu qualquer complicação durante o seguimento.
Discussão: A facoemulsificação associada a injecção intravítrea de anti-vascular endothelial growth factor é segura e permite uma melhoria da acuidade visual em doentes com degeneração macular relacionada com a idade exsudativa e cataratas visualmente significativas. O ganho de acuidade visual foi mantido usando uma estratégia pro re nata mostrando que neste subgrupo de doentes a facoemulsificação pode ser benéfica.
Conclusão: A cirurgia de catarata associada a terapia anti-vascular endothelial growth factor simultânea melhora a acuidade visual em doentes com degenerescência macular da idade exsudativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons