Análise da Revisão Cochrane: O Tamanho das Porções, das Embalagens, dos Pratos e dos Copos para Alterar a Seleção e o Consumo de Alimentos, Bebidas Alcoólicas e Tabaco. Cochrane Database Syst Rev. 2015;09: CD011045.

Autores

  • Gonçalo S. Duarte Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Clinical Pharmacology Unit. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Filipe Brogueira Rodrigues Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Clinical Pharmacology Unit. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Huntington’s Disease Centre. Department of Neurodegenerative Disease. Institute of Neurology. University College London. London. United Kingdom.
  • João Costa Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Clinical Pharmacology Unit. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Ameroamerica. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7854

Palavras-chave:

Alimentação, Consumo de Bebidas Alcoólicas, Embalagem de Produtos, Ingestão de Alimentos, Preferências Alimentares, Revisão Sistemática, Tabagismo, Tamanho da Porção, Utensílios de Alimentação e Culinária.

Resumo

Algumas das principais causas de mortalidade e morbilidade nos países desenvolvidos – como as doenças cardiovasculares, neurológicas e oncológicas – são dependentes de fatores de risco modificáveis. Estratégias de prevenção primordial/ primária que alterem o meio ambiente em que vivemos podem ter impacto nestes fatores de risco. Os autores desta revisão sistemática Cochrane procuraram evidência em ensaios clínicos controlados e randomizados para perceber se o tamanho das porções, embalagens, pratos e copos tinham influência no consumo e seleção de alimentos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas e produtos derivados do tabaco, tendo concluído que as escolhas de tamanho maior estão associadas a um incremento na seleção e consumo de alimentos, bebidas
não alcoólicas e cigarros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Filipe Brogueira Rodrigues, Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Clinical Pharmacology Unit. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Huntington’s Disease Centre. Department of Neurodegenerative Disease. Institute of Neurology. University College London. London. United Kingdom.

C.P.: 56963

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

1.
Duarte GS, Brogueira Rodrigues F, Costa J, Vaz-Carneiro A. Análise da Revisão Cochrane: O Tamanho das Porções, das Embalagens, dos Pratos e dos Copos para Alterar a Seleção e o Consumo de Alimentos, Bebidas Alcoólicas e Tabaco. Cochrane Database Syst Rev. 2015;09: CD011045. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 2016 [citado 30 de Junho de 2024];29(7-8):421-4. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7854

Edição

Secção

Cochrane Corner