Adaptação Psicológica nas Mulheres Após Síndrome Coronária Aguda
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7871Palavras-chave:
Perturbação Depressiva, Perturbações de Ansiedade, Mulheres, Síndrome Coronária Aguda/psicologiaResumo
Introdução: As consequências da doença cardiovascular são consistentemente piores em mulheres, independentemente da idade ou gravidade da doença. Esta tendência pode resultar de factores psicossociais que devem ser examinados nesta população.
Objectivo: Avaliar a influência da personalidade tipo-D nos sintomas de ansiedade e depressão reportados por mulheres após uma primeira síndrome coronária aguda.
Material e Métodos: Como parte de um estudo mais alargado, compararam-se 34 mulheres com uma primeira síndrome coronária aguda com 43 controlos em medidas psicossociais (Hospital Anxiety and Depression Scale; Personalidade tipo-D, escala DS - 14).
Resultados: Hipertensão (p < 0,001), diabetes (p < 0,05), dislipidemia (p < 0,05), personalidade tipo-D (p = 0,001) e ansiedade (p < 0,001) foram mais prevalentes nas doentes. A prática de exercício (p < 0,05) e a toma de antidepressivos (p < 0,05) foram mais comuns entre controlos. A análise de regressão logística confirmou que uma maior prevalência de hipertensão (p < 0,05), dislipidemia (p < 0,05), personalidade tipo-D (p < 0,05), ansiedade (p < 0,05) e uma menor utilização de antidepressivos (p < 0,05), estavam independentemente associados à síndrome coronária aguda. A personalidade tipo-D associou-se a maiores pontuações Hospital Anxiety and Depression Scale nos controlos (ansiedade: p = 0,001; depressão: p < 0,001), mas não nas doentes.
Discussão: Ansiedade elevada após uma síndroma coronária aguda pode traduzir uma resposta adaptativa a curto-prazo, embora agrave o prognóstico da doença a longo-prazo. A ausência de diferenças em algumas comparações (doentes versus controlos para pontuações de depressão; tipo-D ‘positivos’ versus tipo-D ‘negativos’ para pontuações de ansiedade e depressão entre doentes) é discutida.
Conclusão: A personalidade tipo-D, ansiedade, hipertensão e dislipidemia parecem associar-se nas doentes com síndroma coronária aguda. Apesar disso, a personalidade tipo-D não se associou a maiores pontuações de ansiedade e depressão no período pós-agudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons