Validação do Questionário Otitis Media-6 para Português Europeu

Autores

  • Ana Rita Lameiras Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital de Egas Moniz. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisboa. Portugal.
  • Deodato Silva Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital de Egas Moniz. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisboa. Portugal.
  • Assunção O'Neill Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital de Egas Moniz. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisboa. Portugal. Departamento de Anatomia. NOVA Medical School. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Departamento de Otorrinolaringologia. NOVA Medical School. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Pedro Escada Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital de Egas Moniz. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisboa. Portugal. Departamento de Otorrinolaringologia. NOVA Medical School. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7921

Palavras-chave:

Criança, Inquéritos e Questionários, Otite Média, Portugal, Qualidade de Vida

Resumo

Introdução: A otite média é uma das doenças mais prevalentes na infância. O impacto da otite média na qualidade de vida das crianças portuguesas não é conhecido, devido à indisponibilidade de um instrumento validado em português europeu capaz de avaliar esta consequência da otite média. O questionário Otitis Media-6 é o instrumento mais frequentemente usado para avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde em crianças com otite média. Este estudo tem como objetivo criar uma versão em língua portuguesa e culturalmente adaptada a Portugal do questionário Otitis Media-6.
Material e Métodos: O questionário Otitis Media-6 foi traduzido e culturalmente adaptado à língua e à população portuguesa. Em seguida, para avaliar as propriedades psicométricas do instrumento, o mesmo foi aplicado a uma população de crianças portuguesas com otite média crónica com efusão ou otite média aguda recorrente.
Resultados: A versão portuguesa do questionário Otitis Media-6 demonstrou as seguintes propriedades psicométricas: validade de construção para os scores basal (rs = 0,98) e de mudança (rs
= 0,97), consistência interna (α = 0,780), confiança teste-reteste (rs
= 0,89) e resposta a alteração clínica (t(59) = 10,104).
Discussão: A simplicidade e brevidade de aplicação do instrumento tornam-no ideal para utilização em investigação e na prática clínica diária, possibilitando uma avaliação mais objetiva da extensão do impacto da otite média na qualidade de vida da criança e a tomada de decisões terapêuticas mais orientada.
Conclusão: A versão portuguesa do questionário Otitis Media-6 é um instrumento válido, confiável e sensível para avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde em crianças portuguesas com otite média.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-05-31

Como Citar

1.
Lameiras AR, Silva D, O’Neill A, Escada P. Validação do Questionário Otitis Media-6 para Português Europeu. Acta Med Port [Internet]. 31 de Maio de 2017 [citado 17 de Julho de 2024];30(5):381-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7921

Edição

Secção

Original