Motivação para Parar de Fumar após Síndroma Coronária Aguda

Autores

  • Vânia Rocha Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Marina Guerra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Marina Lemos Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Júlia Maciel Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Geoffrey Williams Medical Center. University of Rochester. Rochester. United States of America.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7926

Palavras-chave:

Abandono do Hábito de Fumar, Motivação, Síndroma Coronária Aguda/psicologia, Tabagismo

Resumo

Introdução: A Teoria da Auto-Determinação explora os processos através dos quais as pessoas adquirem motivação para adoptar comportamentos promotores de saúde e para mantê-los ao longo do tempo. Pretendemos testar o Modelo de Saúde da Teoria de Auto-Determinação numa amostra de fumadores hospitalizados devido a síndroma coronária aguda, e identificar preditores da abstinência tabágica seis meses após alta hospitalar.
Material e Métodos: Incluímos no estudo 110 participantes, fumadores, hospitalizados devido a síndroma coronária aguda. Aplicamos questionários para avaliar a regulação autónoma, competência percebida, suporte familiar, depressão e sentido de vida no momento do internamento. Questionamos os participantes se continuavam a fumar seis meses depois.
Resultados: Os resultados demonstraram que os processos definidos pela Teoria da Auto-Determinação se ajustam bem aos dados da amostra. A competência percebida prediz positivamente a abstinência tabágica seis meses após alta hospitalar.
Discussão: Os resultados são similares aos encontrados noutras amostras internacionais nas quais o modelo da Teoria da AutoDeterminação foi testado. É importante promover a competência percebida para parar de fumar, pois é reconhecido que pacientes com doença cardíaca que continuam a fumar apresentam menor longevidade e qualidade de vida.
Conclusão: Este estudo salienta a importância de se investir em intervenções clínicas baseadas na Teoria da Auto-Determinação para promover a cessação tabágica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

1.
Rocha V, Guerra M, Lemos M, Maciel J, Williams G. Motivação para Parar de Fumar após Síndroma Coronária Aguda. Acta Med Port [Internet]. 31 de Janeiro de 2017 [citado 22 de Novembro de 2024];30(1):34-40. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7926

Edição

Secção

Original