Simulação em Realidade Virtual como Ferramenta na Monitorização de Indicadores do Desempenho Cirúrgico: Estudo Observacional VIRESI

Autores

  • Nuno Muralha General Surgery Department. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • Manuel Oliveira General Surgery Department. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • Maria Amélia Ferreira Department of Medical Education and Simulation. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • José Costa-Maia General Surgery Department. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7983

Palavras-chave:

Anastomose Cirúrgica, Laparoscopia/educação, Portugal, Treino de Simulação

Resumo

Introdução: A simulação de procedimentos cirúrgicos através de realidade virtual é referida como uma alternativa complementar ao treino tradicional de laparoscopia no bloco operatório. Pretendeu-se avaliar a capacidade do simulador de realidade virtual LAP Mentor para identificar variações em indicadores de desempenho cirúrgico, após a sessão de treino em anastomose digestiva.
Material e Métodos: Um grupo de 12 cirurgiões do Centro Hospitalar de São João do Porto realizou duas sessões da tarefa de anastomose do LAP Mentor, antes e depois da formação fornecida pelo simulador. Foram avaliados 34 indicadores de desempenho cirúrgico em cada sessão.
Resultados: Seis indicadores de desempenho cirúrgico apresentaram variações significativas após o treino realizado. A mediana do ‘tempo total’ necessário para completar a tarefa diminuiu significativamente (p < 0,05) de 759,5 para 523,5 segundos. Verificámos uma diminuição significativa (p < 0,05) nas medianas dos indicadores ‘tempo total de carregar a agulha no porta-agulhas’ (303,3 para 107,8 segundos), ‘tempo médio de carregamento da agulha’ (38,5 para 31,0 segundos), ‘número de passagens em que a agulha passou precisamente através dos pontos de entrada’ (2,5 para 1,0), ‘tempo em que a agulha foi manipulada fora do campo de visão’ (20,9 para 2,4 segundos), e ‘tempo total em que as extremidades dos porta-agulhas foram mantidas fora do campo operatório’ (88,2 para 49,6 segundos).
Discussão: Este estudo mostra o potencial da realidade virtual servir como ferramenta para a avaliação do desempenho cirúrgico dos cirurgiões portugueses.
Conclusão: O simulador de realidade virtual LAP Mentor tem a capacidade de identificar variações em indicadores de desempenho cirúrgico de anastomose digestiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

1.
Muralha N, Oliveira M, Ferreira MA, Costa-Maia J. Simulação em Realidade Virtual como Ferramenta na Monitorização de Indicadores do Desempenho Cirúrgico: Estudo Observacional VIRESI. Acta Med Port [Internet]. 31 de Maio de 2017 [citado 4 de Dezembro de 2024];30(5):388-94. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7983

Edição

Secção

Original