Simulação em Realidade Virtual como Ferramenta na Monitorização de Indicadores do Desempenho Cirúrgico: Estudo Observacional VIRESI
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.7983Palavras-chave:
Anastomose Cirúrgica, Laparoscopia/educação, Portugal, Treino de SimulaçãoResumo
Introdução: A simulação de procedimentos cirúrgicos através de realidade virtual é referida como uma alternativa complementar ao treino tradicional de laparoscopia no bloco operatório. Pretendeu-se avaliar a capacidade do simulador de realidade virtual LAP Mentor para identificar variações em indicadores de desempenho cirúrgico, após a sessão de treino em anastomose digestiva.
Material e Métodos: Um grupo de 12 cirurgiões do Centro Hospitalar de São João do Porto realizou duas sessões da tarefa de anastomose do LAP Mentor, antes e depois da formação fornecida pelo simulador. Foram avaliados 34 indicadores de desempenho cirúrgico em cada sessão.
Resultados: Seis indicadores de desempenho cirúrgico apresentaram variações significativas após o treino realizado. A mediana do ‘tempo total’ necessário para completar a tarefa diminuiu significativamente (p < 0,05) de 759,5 para 523,5 segundos. Verificámos uma diminuição significativa (p < 0,05) nas medianas dos indicadores ‘tempo total de carregar a agulha no porta-agulhas’ (303,3 para 107,8 segundos), ‘tempo médio de carregamento da agulha’ (38,5 para 31,0 segundos), ‘número de passagens em que a agulha passou precisamente através dos pontos de entrada’ (2,5 para 1,0), ‘tempo em que a agulha foi manipulada fora do campo de visão’ (20,9 para 2,4 segundos), e ‘tempo total em que as extremidades dos porta-agulhas foram mantidas fora do campo operatório’ (88,2 para 49,6 segundos).
Discussão: Este estudo mostra o potencial da realidade virtual servir como ferramenta para a avaliação do desempenho cirúrgico dos cirurgiões portugueses.
Conclusão: O simulador de realidade virtual LAP Mentor tem a capacidade de identificar variações em indicadores de desempenho cirúrgico de anastomose digestiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons