A Relação Entre a Imunodepressão e o Desenvolvimento de Cancro Cutâneo

Autores

  • Maria Mendonça Sanches Serviço de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • Ana Rita Travassos Serviço de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Centro de Dermatologia. Hospital CUF Descobertas. Lisboa. Portugal.
  • Luis Soares-de-Almeida Serviço de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Clinica Universitária de Dermatologia de Lisboa. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Investigação em Dermatologia. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.7997

Palavras-chave:

Imunossupressão/efeitos adversos, Imunossupressores, Neoplasias da Pele

Resumo

Os efeitos da imunodepressão no desenvolvimento de estados de doença têm constituído uma importante área de investigação, tendo sido verificadas associações entre a imunodepressão e o desenvolvimento de um vasto conjunto de comorbilidades, entre as quais se destacam as doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e o cancro. A investigação dos efeitos da imunodepressão em humanos tem sido sobretudo realizada em indivíduos imunodeprimidos pelo vírus da imunodeficiência humana e indivíduos sob imunossupressão farmacológica após transplante, devido aos constrangimentos associados à obtenção de amostras de número relevante noutros contextos. De um modo geral, doentes imunodeprimidos tendem a apresentar maior incidência de neoplasias malignas. No que respeita aos doentes transplantados, o cancro cutâneo tem uma incidência significativamente aumentada, ao passo que, entre doentes portadores da infeção com vírus da imunodeficiência humana, apenas as neoplasias de origem infeciosa apresentam incidência aumentada. Este artigo apresenta uma revisão da literatura relativa aos efeitos da imunodepressão no desenvolvimento de tumores em humanos, com especial enfâse no desenvolvimento dos diferentes tipos de cancro cutâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

1.
Sanches MM, Travassos AR, Soares-de-Almeida L. A Relação Entre a Imunodepressão e o Desenvolvimento de Cancro Cutâneo. Acta Med Port [Internet]. 31 de Janeiro de 2017 [citado 30 de Junho de 2024];30(1):69-72. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7997

Edição

Secção

Revisão