Eficácia e Segurança do Cateter de Foley para Maturação Cervical Pré-Indução na Gravidez de Termo

Autores

  • Catarina Policiano Department of Obstetrics and Gynecology. Hospital Universitário de Santa Maria. Academic Medical Center of Lisbon. Lisbon. Portugal.
  • Mariana Pimenta Department of Obstetrics and Gynecology. Hospital Universitário de Santa Maria. Academic Medical Center of Lisbon. Lisbon. Portugal.
  • Diana Martins Department of Obstetrics and Gynecology. Hospital Beatriz Ângelo. Loures. Portugal.
  • Nuno Clode Department of Obstetrics and Gynecology. Hospital Universitário de Santa Maria. Academic Medical Center of Lisbon. Lisbon. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8003

Palavras-chave:

Cateterização/métodos, Maturidade Cervical, Trabalho de Parto Induzido

Resumo

Introdução: O cateter de Foley promove maturação cervical devido ao efeito mecânico directo de distensão.
Material e Métodos: Estudo prospectivo observacional realizado num hospital terciário, incluindo todas as induções do trabalho de parto com cateter de Foley entre 01 de setembro de 2013 e 30 de novembro de 2015. Incluíram-se grávidas de feto único, com um índice de Bishop < 6 e idade gestacional ≥ 41 semanas, ou indicação médica para indução. O desfecho primário foi a variação do índice de Bishop (diferença entre índice de Bishop antes e após inserção do cateter de Foley). Os desfechos secundários foram: tipo de parto, intervalo de tempo indução-parto, taquissistolia com desacelerações da frequência cardíaca fetal, febre periparto ≥ 38º C, dor materna e mortalidade.
Resultados: Incluíram-se 201 induções do trabalho de parto com cateter de Foley. Verificou-se um aumento médio do índice de Bishop após a colocação do cateter de três (1 - 7), com apenas 5% dos casos (11/201) sem qualquer modificação do colo após a remoção/ extrusão do cateter. A taxa de parto vaginal foi 71% (142/201) e nas grávidas com uma cesariana anterior (n = 40) foi 37% (15/40). A média do intervalo de tempo indução-parto foi 38 horas (4 - 120). A taxa de infecção uterina foi 3% (6/201). Um caso de hemorragia vaginal significativa exigiu a remoção do cateter. Não se registou morbilidade materna ou neonatal significativa.
Discussão/Conclusão: O cateter de Foley é um método seguro e eficaz para maturação cervical em grávidas com colo desfavorável, mesmo com cesariana anterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

1.
Policiano C, Pimenta M, Martins D, Clode N. Eficácia e Segurança do Cateter de Foley para Maturação Cervical Pré-Indução na Gravidez de Termo. Acta Med Port [Internet]. 28 de Abril de 2017 [citado 23 de Novembro de 2024];30(4):281-4. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8003

Edição

Secção

Original