Associação Entre os Internamentos ao Fim-De-Semana e Feriados por Pneumonia e a Mortalidade num Centro Terciário em Portugal: Um Estudo Transversal
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8029Palavras-chave:
Admissão do Doente/estatística & dados numéricos, Factores de Tempo, Férias, Hospitalização/estatística & dados numéricos, Mortalidade Hospitalar, Periodicidade, Pneumonia, PortugalResumo
Introdução: A pneumonia aguda bacteriana é uma entidade comum e potencialmente fatal em que o diagnóstico e tratamento precoces são cruciais. A literatura médica, de forma crescente, reporta piores resultados clínicos em doentes admitidos por doenças médicas e cirúrgicas durante o fim-de-semana. Pouco se sabe deste efeito em doentes com pneumonia aguda bacteriana.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto das admissões durante o fim-de-semana e feriados nos resultados clínicos de doentes admitidos com pneumonia aguda.
Material e Métodos: Análise retrospetiva de doentes adultos (> 18 anos) com pneumonia aguda bacteriana recolhidos de uma base de dados de um centro hospitalar terciário. A duração do internamento, custos, admissão em unidade de cuidados intensivos, desenvolvimento de sépsis ou lesão de órgão alvo e mortalidade foram comparados entre doentes admitidos durante a semana e doentes admitidos durante o fim-de-semana ou feriados.
Resultados: Verificaram-se 53 854 admissões hospitalares correspondendo a 42 512 doentes (idade mediana 84,0 anos, 18 - 118 anos). Um total de 30 554 admissões ocorreram durante os dias da semana, 21 222 durante o fim-de-semana e 2078 durante feriados. A admissão durante o fim-de-semana ou feriado não se associou a custos mais elevados, internamentos mais prolongados, maior admissão em unidade de cuidados intensivos, desenvolvimento de sépsis ou lesão de órgão alvo e mortalidade.
Conclusão: A hipótese dos internamentos durante o fim-de-semana e feriados se associarem a piores resultados clínicos não se verificou no nosso estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons