Prevalência de Lesões de Cárie de Doentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 Tratados com Múltiplas Administrações de Insulina e de Indivíduos sem Diabetes

Autores

  • Diogo Machado Área de Medicina Dentária. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Ana Coelho Área de Medicina Dentária. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Anabela Paula Área de Medicina Dentária. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Francisco Caramelo Serviço de Bioestatística e Informática Médica. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Francisco Carrilho Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Luísa Barros Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Carla Batista Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Miguel Melo Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Manuel Marques Ferreira Área de Medicina Dentária. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal. Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Eunice Carrilho Área de Medicina Dentária. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal. Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8050

Palavras-chave:

Cárie Dentária, Diabetes Mellitus Tipo 1, Insulina, Higiene Oral, Saúde Oral

Resumo

Introdução: A diabetes mellitus apresenta diferentes complicações micro e macrovasculares, sendo também um fator de risco para diversas complicações orais. O objetivo do presente estudo é estabelecer uma relação entre a cárie dentária em doentes com diabetes mellitus do tipo 1 tratados com múltiplas injeções de insulina e em indivíduos sem diabetes. É ainda objetivo caracterizar os hábitos de higiene oral desta população.
Material e Métodos: Um estudo clínico e observacional de caráter analítico e transversal foi realizado. Trinta doentes com diabetes mellitus do tipo 1 e 30 indivíduos sem diabetes foram observados e questionados sobre informações referentes à sua histórica médica. O exame oral foi realizado de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde, tendo-se utilizado o índice de cárie ICDAS. A análise estatística foi realizada e foi estabelecido um nível de significância de 5%.
Resultados: Os doentes com diabetes mellitus apresentaram um índice de cárie semelhante ao dos indivíduos sem diabetes. Verificou-se, ainda, um índice de placa bacteriana superior nos doentes com diabetes mellitus. Apenas 10% dos doentes que referiam episódios de hipoglicemia noturna escovam os dentes após a ingestão de glicose.
Discussão: Apesar de existir alguma controvérsia na literatura quanto à prevalência de cárie em doentes com diabetes mellitus, os resultados obtidos estão de acordo com a maioria dos estudos realizados até à data. No entanto, os doentes apresentam um maior índice de placa bacteriana, o que lhes pode conferir um maior risco para o desenvolvimento de determinadas patologias orais.
Conclusão: Não foi encontrada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a diabetes mellitus do tipo 1 e o desenvolvimento de cárie dentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-05-31

Como Citar

1.
Machado D, Coelho A, Paula A, Caramelo F, Carrilho F, Barros L, Batista C, Melo M, Ferreira MM, Carrilho E. Prevalência de Lesões de Cárie de Doentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 Tratados com Múltiplas Administrações de Insulina e de Indivíduos sem Diabetes. Acta Med Port [Internet]. 31 de Maio de 2017 [citado 30 de Junho de 2024];30(5):402-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8050

Edição

Secção

Original