Ensaio Clínico Randomizado para o Tratamento do Helicobacter pylori em Doentes Portugueses Naive: É o Tratamento Sequencial Superior ao Tratamento Triplo na Prática Clínica?
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8072Palavras-chave:
Farmacoterapia Combinada, Helicobacter pylori, Infecções por Helicobacter/tratamento, Neoplasias do Estômago, PortugalResumo
Introdução: A erradicação do Helicobacter pylori tem adquirido dificuldade progressiva, devido às resistências para os antibióticos utilizados. Pretendemos comparar a eficácia na erradicação do Helicobacter pylori entre o tratamento triplo e sequencial numa população portuguesa naive.
Material e Métodos: Trabalho prospectivo randomizado incluindo doentes consecutivos submetidos a primeiro tratamento de erradicação do Helicobacter pylori. Critérios de exclusão: cirurgia/neoplasia gástrica prévias, gravidez/aleitamento, alergia a algum dos fármacos. Os esquemas utilizados foram o tratamento triplo (pantoprazol, amoxicilina claritromicina 12/12 horas, 14 dias) e tratamento sequencial (pantoprazol 12/12 horas durante 10 dias, amoxicilina 12/12 horas nos dias 1 - 5 e claritromicina e metronidazol 12/12 horas nos dias 6 - 10). A eficácia da erradicação foi confirmada com um teste respiratório da ureia. A análise estatística foi efectuada com o SPSS v21.0 e um valor de p < 0,05 foi considerado estatisticamente significativo.
Resultados: Incluídos 60 doentes, 39 (65%) mulheres, idade média 52 anos (DP ± 14,3). Os grupos de tratamento foram homogéneos para as variáveis sexo, idade, indicação para tratamento e tabagismo. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na eficácia de erradicação do Helicobacter pylori entre o tratamento triplo e sequencial (86,2% vs 77,4%, p = 0,379), com uma taxa global de erradicação de 82%. O tabagismo foi associado significativamente a uma menor eficácia de erradicação (54,5 vs 87,8%, p = 0,022).
Discussão: Neste ensaio clínico randomizado numa população portuguesa naive, encontrámos uma eficácia global de erradicacão do Helicobacter pylori de 82%, sem diferenças estatisticamente significativas entre o tratamento triplo e o tratamento sequencial.
Conclusão: Estes resultados reforçam a possibilidade de utilizar qualquer um destes tratamentos como primeira linha na erradicação do Helicobacter pylori.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons