Resultados a Longo-Prazo da Cirurgia Calcaneo-Stop no Tratamento do Pé Plano Flexível em Crianças: Um Estudo Retrospetivo

Autores

  • Francisca Pinho Costa Unidade de Ortopedia e Traumatologia. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Gilberto Costa Unidade de Ortopedia e Traumatologia. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • Manuel Santos Carvalho Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • António Mendes Moura Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • Rui Pinto Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • João Torres Unidade de Ortopedia e Traumatologia. Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8137

Palavras-chave:

Calcâneo/cirurgia, Criança, Pé Chato/cirurgia, Parafusos Ósseos, Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos, Procedimentos Ortopédicos

Resumo

Introdução: O pé plano flexível é comum entre as crianças, embora o tratamento seja raramente indicado. O procedimento calcaneo-stop
tem sido reportado como eficaz em estudos a curto prazo. O objetivo deste trabalho é avaliar os resultados a longo prazo do procedimento calcaneo-stop no tratamento do pé plano flexível em crianças.
Material e Métodos: Vinte e seis procedimentos calcaneo-stop, realizados entre 1995 e 2006, de 13 doentes, foram avaliados clinicamente e usando fotopodoscopia, e o questionário FAOS foi aplicado para ambos os pés.
Resultados: Dos 26 pés avaliados, 22 apresentaram calcanhar valgo, 13 tinham supinação do antepé e 11 tinham pegadas consideradas anormais. As medianas das pontuações do questionário FAOS foram 97,22 para o parâmetro ‘Dor’, 92,86 para ‘Sintomas’, 98,53 para ‘Funcionalidade, vida diária’, 100 para ‘Funcionalidade, desporto e atividades de lazer’ e 93,75 para ‘Qualidade de vida’.
Discussão: O procedimento de calcaneo-stop é o tratamento cirúrgico menos invasivo e mais simples para o pé plano flexível sintomático em crianças. Estudos com avaliação a curto prazo relatam excelentes resultados clínicos e radiográficos. Os autores deste estudo reportam alterações nos parâmetros clínicos de uma grande proporção de pacientes. Esses achados podem ser devidos a alterações biomecânicas nos anos seguintes à remoção do parafuso. Os dados relativos à satisfação do paciente em relação ao pé e tornozelo são razoáveis, embora difíceis de avaliar, dada a ausência de dados pré-operatórios.
Conclusão: São necessários estudos com mais casos, prospetivos, randomizados e com ocultação, para melhor avaliar o sucesso a longo prazo deste procedimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

1.
Costa FP, Costa G, Carvalho MS, Moura AM, Pinto R, Torres J. Resultados a Longo-Prazo da Cirurgia Calcaneo-Stop no Tratamento do Pé Plano Flexível em Crianças: Um Estudo Retrospetivo. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 2017 [citado 22 de Novembro de 2024];30(7-8):541-5. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8137

Edição

Secção

Original