Epidemiologia do Uso de Internet numa População Adolescente e Sua Relação com Hábitos de Sono

Autores

  • Carla Ferreira Serviço de Pediatria. Hospital da Senhora da Oliveira. Guimarães. Portugal.
  • Helena Ferreira Serviço de Pediatria. Hospital da Senhora da Oliveira. Guimarães. Portugal.
  • Maria João Vieira Serviço de Pediatria. Hospital da Senhora da Oliveira. Guimarães. Portugal.
  • Mónica Costeira Serviço de Pediatria. Hospital da Senhora da Oliveira. Guimarães. Portugal.
  • Liliana Branco Serviço de Pediatria. Hospital da Senhora da Oliveira. Guimarães. Portugal.
  • Ângela Dias Serviço de Pediatria. Hospital da Senhora da Oliveira. Guimarães. Portugal.
  • Liliana Macedo Serviço de Pediatria. Hospital da Senhora da Oliveira. Guimarães. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8205

Palavras-chave:

Adolescente, Comportamento Aditivo, Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva, Internet, Social Media, Sono

Resumo

Introdução: A grande evolução tecnológica das últimas décadas tornou a Internet cada vez mais popular, sendo crescente a preocupação com a sua utilização excessiva. Foram objetivos do presente trabalho aferir e caracterizar o uso de Internet na adolescência, determinar a dependência de Internet e estabelecer a sua associação com alterações do sono e sonolência diurna excessiva.
Material e Métodos: Foi realizado um estudo de base comunitária, observacional e transversal dirigido a adolescentes a frequentar o sétimo e oitavo ano de escolaridade. Recorreu-se a um questionário de autopreenchimento online, para aferir características sociodemográficas, uso e dependência de Internet, características do sono e sonolência diurna excessiva.
Resultados: Foram incluídos 727 adolescentes com idade média de 13 ± 0,9 anos. Três quartos dos adolescentes usa a Internet diariamente e 41% fá-lo durante três ou mais horas/dia, maioritariamente em casa. O telemóvel e o computador portátil são os principais dispositivos utilizados. Os jogos online e o uso das redes sociais são das principais atividades realizadas. A dependência de Internet foi observada em 19% dos adolescentes, associando-se ao género masculino, à utilização de redes sociais, o Twitter e Instagram, à autopercepção de problemas de sono, insónia inicial e intermédia e sonolência diurna excessiva (p < 0,05).
Discussão: Os resultados reiteram o destaque que a Internet tem na rotina dos adolescentes, que priorizam o seu uso no acesso a redes sociais e jogos online, fazendo-o com dispositivos de uso individual, menos passíveis de controlo parental.
Conclusão: A dependência de Internet verificada e associação com alterações do sono e sonolência diurna excessiva enfatiza a relevância desta problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-08-31

Como Citar

1.
Ferreira C, Ferreira H, Vieira MJ, Costeira M, Branco L, Dias Ângela, Macedo L. Epidemiologia do Uso de Internet numa População Adolescente e Sua Relação com Hábitos de Sono. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 2017 [citado 30 de Junho de 2024];30(7-8):524-33. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8205

Edição

Secção

Original