Epidemiologia do Uso de Internet numa População Adolescente e Sua Relação com Hábitos de Sono
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8205Palavras-chave:
Adolescente, Comportamento Aditivo, Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva, Internet, Social Media, SonoResumo
Introdução: A grande evolução tecnológica das últimas décadas tornou a Internet cada vez mais popular, sendo crescente a preocupação com a sua utilização excessiva. Foram objetivos do presente trabalho aferir e caracterizar o uso de Internet na adolescência, determinar a dependência de Internet e estabelecer a sua associação com alterações do sono e sonolência diurna excessiva.
Material e Métodos: Foi realizado um estudo de base comunitária, observacional e transversal dirigido a adolescentes a frequentar o sétimo e oitavo ano de escolaridade. Recorreu-se a um questionário de autopreenchimento online, para aferir características sociodemográficas, uso e dependência de Internet, características do sono e sonolência diurna excessiva.
Resultados: Foram incluídos 727 adolescentes com idade média de 13 ± 0,9 anos. Três quartos dos adolescentes usa a Internet diariamente e 41% fá-lo durante três ou mais horas/dia, maioritariamente em casa. O telemóvel e o computador portátil são os principais dispositivos utilizados. Os jogos online e o uso das redes sociais são das principais atividades realizadas. A dependência de Internet foi observada em 19% dos adolescentes, associando-se ao género masculino, à utilização de redes sociais, o Twitter e Instagram, à autopercepção de problemas de sono, insónia inicial e intermédia e sonolência diurna excessiva (p < 0,05).
Discussão: Os resultados reiteram o destaque que a Internet tem na rotina dos adolescentes, que priorizam o seu uso no acesso a redes sociais e jogos online, fazendo-o com dispositivos de uso individual, menos passíveis de controlo parental.
Conclusão: A dependência de Internet verificada e associação com alterações do sono e sonolência diurna excessiva enfatiza a relevância desta problemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons