Fiabilidade, Estabilidade e Validade da Adaptação Brasileira do Questionário Oliveira para Dor Lombar em Jovens
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8270Palavras-chave:
Adolescente, Brasil, Dor Lombar, Estudos de Validação, Inquéritos e Questionários, Medição da Dor, Reprodutibilidade dos ResultadosResumo
Introdução: O objectivo deste estudo foi adaptar a versão brasileira, verificar a validade, a fiabilidade e a consistência interna do questionário de Oliveira para dor lombar em jovens.
Material e Métodos: A tradução do questionário do português de Portugal para o português do Brasil foi realizado através de tradução e re-tradução. A validade de conteúdo foi realizada por experts que analisaram a clareza e pertinência das questões. Participaram das etapas de pré-teste 15 jovens (análise qualitativa), teste-reteste 40 jovens (fiabilidade) e avaliação da consistência interna 679 jovens, com idade de 15 a 18 anos. Na análise da fiabilidade (teste-reteste) usou-se o coeficiente de correlação intra-classe e o coeficiente de correlação de Spearman, na consistência interna (estabilidade) o alpha de Cronbach.
Resultados: Na fase de tradução o questionário foi modificado e considerado adequado, observando-se similaridade e equivalência nas duas versões. Na validação de conteúdo, após as correções dos peritos, o instrumento foi considerado adequado e válido. Os jovens no pré-teste sugeriram modificações tornando o questionário mais sucinto. Quanto a fiabilidade, os valores para o coeficiente de correlação intraclasse foram de 0,512 - aceitável a 1 - excelente, o coeficiente de correlação de Spearman variou entre 0,525 a 1; estes valores classificam o instrumento como reprodutível. A consistência interna foi considerada aceitável alpha de Cronbach de 0,757.
Discussão: O questionário Oliveira foi escolhido por ter sido utilizado em vários estudos em Portugal; além disso, atende a necessidade de levantar dados sobre dor lombar e fatores de risco associados.
Conclusão: A versão brasileira do questionário de Oliveira para dor lombar em jovens tem adaptação cultural válida e fiável, com boa confiabilidade e estabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons