Tratamento Endovascular de Rotura de Pseudoaneurisma da Artéria Gastroduodenal após Acidente de Viação
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8561Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Artérias, Duodeno, Estômago, Falso Aneurisma, Procedimentos Endovasculares, RupturaResumo
Os autores apresentam o caso de um homem de 39 anos de idade, com antecedentes de pancreatite crónica alcoólica, que foi admitido no serviço de Urgência na sequência de um acidente de viação. À entrada apresentava-se pálido, com dor abdominal, e hemodinamicamente instável, com necessidade de transfusões de sangue. Realizou angio-tomografia computorizada abdomino-pélvica, que mostrou um pseudoaneurisma da artéria gastroduodenal e hemoperitoneu. Foi referenciado à unidade de Radiologia de Intervenção do nosso centro hospitalar e submetido a tratamento endovascular, que consistiu na embolização ‘backdoor’ e ‘frontdoor’ da artéria gastroduodenal e do colo do pseudoaneurisma com coils, obtendo-se exclusão total nas angiografias de controlo. Com a descrição deste caso pretende-se destacar a raridade das roturas de pseudoaneurismas da artéria gastroduodenal e enfatizar a importância da radiologia de intervenção, que desempenhou um papel fundamental no tratamento endovascular, em contexto de urgência, permitindo o controlo da lesão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons