Tratamento Endovascular de Rotura de Pseudoaneurisma da Artéria Gastroduodenal após Acidente de Viação

Autores

  • Sofia Dutra Serviço de Imagiologia. Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Açores. Portugal. Unidade de Radiologia de Intervenção. Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação. Hospital Curry Cabral. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.
  • Filipe Veloso Gomes Unidade de Radiologia de Intervenção. Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação. Hospital Curry Cabral. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.
  • Tiago Bilhim Unidade de Radiologia de Intervenção. Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação. Hospital Curry Cabral. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal. Departamento de Radiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade NOVA de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Élia Coimbra Unidade de Radiologia de Intervenção. Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação. Hospital Curry Cabral. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8561

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, Artérias, Duodeno, Estômago, Falso Aneurisma, Procedimentos Endovasculares, Ruptura

Resumo

Os autores apresentam o caso de um homem de 39 anos de idade, com antecedentes de pancreatite crónica alcoólica, que foi admitido no serviço de Urgência na sequência de um acidente de viação. À entrada apresentava-se pálido, com dor abdominal, e hemodinamicamente instável, com necessidade de transfusões de sangue. Realizou angio-tomografia computorizada abdomino-pélvica, que mostrou um pseudoaneurisma da artéria gastroduodenal e hemoperitoneu. Foi referenciado à unidade de Radiologia de Intervenção do nosso centro hospitalar e submetido a tratamento endovascular, que consistiu na embolização ‘backdoor’ e ‘frontdoor’ da artéria gastroduodenal e do colo do pseudoaneurisma com coils, obtendo-se exclusão total nas angiografias de controlo. Com a descrição deste caso pretende-se destacar a raridade das roturas de pseudoaneurismas da artéria gastroduodenal e enfatizar a importância da radiologia de intervenção, que desempenhou um papel fundamental no tratamento endovascular, em contexto de urgência, permitindo o controlo da lesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

1.
Dutra S, Gomes FV, Bilhim T, Coimbra Élia. Tratamento Endovascular de Rotura de Pseudoaneurisma da Artéria Gastroduodenal após Acidente de Viação. Acta Med Port [Internet]. 29 de Setembro de 2017 [citado 23 de Novembro de 2024];30(9):658-61. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8561

Edição

Secção

Caso Clínico