Adaptação Portuguesa e Contribuição para a Validação da Medida Views on Inpatient Care (VOICE) para Avaliação da Satisfação com o Internamento Psiquiátrico

Autores

  • João Palha Serviços Locais de Saúde Mental. Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde. Póvoa de Varzim. Portugal. ENCONTRAR+SE: Associação para a Promoção da Saúde Mental. Porto. Portugal.
  • Filipa Palha ENCONTRAR+SE: Associação para a Promoção da Saúde Mental. Porto. Portugal. Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano. Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa. Porto. Portugal.
  • Pedro Dias Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano. Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa. Porto. Portugal.
  • Manuel Gonçalves-Pereira CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas. NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8596

Palavras-chave:

Doentes Internados, Inquéritos e Questionários, Pessoas Mentalmente Doentes, Portugal, Psicometria, Satisfação do Doente, Serviços de Saúde Mental

Resumo

Introdução: A satisfação com os serviços de saúde é uma medida importante da qualidade dos cuidados formais prestados. Os doentes raramente têm sido envolvidos na construção de instrumentos para avaliar a satisfação com estruturas de internamento psiquiátrico. A medida Views on Inpatient Care (VOICE) recorre, pela primeira vez, às perceções dos próprios doentes sobre um internamento em cuidados agudos, apresentando-se como um indicador valioso da qualidade dos cuidados tal como percebida pelos utentes. O presente estudo visou contribuir para a validação da versão portuguesa desta medida.
Material e Métodos: O questionário foi traduzido e adaptado para português, e aplicado a uma amostra de 85 mulheres admitidas num serviço de internamento psiquiátrico. A análise focou-se na consistência interna da medida e no impacto das variáveis demográficas e clínicas nos níveis de satisfação.
Resultados: A consistência interna foi elevada (α = 0,87). Encontrámos associações entre a idade e o estado civil e as pontuações obtidas: doentes mais velhos e doentes casados, ou vivendo maritalmente, apresentaram níveis mais elevados de satisfação.
Discussão: O questionário apresentou boa consistência interna e aceitabilidade entre os participantes, bem como validade de constructo. As propriedades psicométricas da escala deverão ser exploradas em vertentes adicionais, como a fiabilidade teste-reteste.
Conclusão: A versão portuguesa da medida VOICE é um instrumento promissor para avaliar a perspectiva dos doentes sobre o internamento psiquiátrico em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

1.
Palha J, Palha F, Dias P, Gonçalves-Pereira M. Adaptação Portuguesa e Contribuição para a Validação da Medida Views on Inpatient Care (VOICE) para Avaliação da Satisfação com o Internamento Psiquiátrico. Acta Med Port [Internet]. 29 de Novembro de 2017 [citado 22 de Novembro de 2024];30(11):790-5. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8596

Edição

Secção

Original