Heterogeneidade Fenotípica de uma Família Causada pela Mutação no ADN Mitocondrial A3243G
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8638Palavras-chave:
Criança, Diabetes Mellitus/genética, DNA Mitocondrial/genética, Mutação, Surdez/genéticaResumo
A síndrome diabetes e surdez de transmissão materna é uma forma rara de diabetes que resulta da mutação A3243G do ADN mitocondrial. Expõe-se o caso de uma doente do sexo feminino, 55 anos de idade, admitida por cardiomiopatia hipertrófica. A doente possui antecedentes de diabetes mellitus e surdez. Da história familiar, destaca-se a mãe e os seus dois irmãos e duas irmãs, que apresentam diabetes e surdez. Este padrão sugere uma doença de herança maternal. Todos são portadores da mutação A3243G do ADN mitocondrial. A identificação de pessoas com formas monogénicas de diabetes mellitus é um desafio diagnóstico. Deve ser considerado sempre que há história de diabetes associada a surdez e história familiar de diabetes. A cardiomiopatia hipertrófica é uma característica importante da patologia mitocondrial. Nestes doentes deve ser considerada a avaliação da família, aconselhamento genético e triagem de comorbilidades associadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons