Síndrome de Platipneia-Ortodeoxia Após Colecistectomia Complicada: Um Diagnóstico Inesperado
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8700Palavras-chave:
Colecistectomia, Dispneia, Forame Oval Patente, Hipoxia, SíndromeResumo
Doente do sexo feminino, 65 anos de idade, sem antecedentes pessoais relevantes, apresentou no pós-operatório de uma colecistectomia complicada diversos episódios de dessaturação arterial. Suspeitou-se repetidamente de tromboembolismo pulmonar, no entanto as diversas angio-tomografias computorizadas obtidas nunca revelaram a presença de trombos no leito vascular pulmonar. Atendendo a que os episódios de dessaturação eram maioritariamente despoletados por alterações posturais, foi levantada a hipótese de se tratar de uma síndrome de platipneia-ortodeoxia. Foi realizado ecocardiograma transtorácico, que revelou um foramen oval patente; o ecocardiograma transesofágico confirmou a presença de um shunt direito-esquerdo significativo, exacerbado pela manobra de Valsalva. O defeito foi reparado através de uma técnica transcatéter, com resolução completa do quadro clínico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons