Leiomioma Cotiledonóide Dissecante do Útero: Um Diagnóstico Inesperado Após o Parto

Autores

  • Ana Carolina Rocha Serviço de Ginecologia–Obstetrícia. Departamento da Mulher e da Criança. Hospital de Santarém. Santarém.
  • Mariline Oliveira Serviço de Ginecologia–Obstetrícia. Departamento da Mulher e da Criança. Hospital de Santarém. Santarém.
  • Pedro Luís Serviço de Anatomia Patológica. Hospital de Santarém. Santarém.
  • Madalena Nogueira Serviço de Ginecologia–Obstetrícia. Departamento da Mulher e da Criança. Hospital de Santarém. Santarém.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8707

Palavras-chave:

Leiomioma, Neoplasias Uterinas, Período Pós-Parto

Resumo

O leiomioma cotiledonóide dissecante, também conhecido como tumor de Sternberg, é uma forma rara de tumor uterino benigno com uma aparência macroscópica e radiológica sugestiva de malignidade. Reportamos o caso de uma doente de trinta e oito anos que se apresentou com menorragia e dor abdominal, um mês após um parto por cesariana. Na ecografia visualizava-se uma massa heterogénea, próxima da região ístmica, com 25 x 24 x 23 mm e sem vascularização, pelo que não foi excluída a possibilidade de placenta acreta. Aquando da histerectomia, foi também excisada uma pequena massa cinzenta do ovário direito. A análise microscópica das peças cirúrgicas, revelou uma proliferação de tecido celular esparso, com extensas áreas de hialinização e necrose coagulativa, compostas por células fusiformes musculares sem atipia ou mitoses. A doente apresenta-se sem evidência de recorrência um ano e meio após a cirurgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

1.
Rocha AC, Oliveira M, Luís P, Nogueira M. Leiomioma Cotiledonóide Dissecante do Útero: Um Diagnóstico Inesperado Após o Parto. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2018 [citado 22 de Dezembro de 2024];31(4):223-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8707

Edição

Secção

Caso Clínico