Leiomioma Cotiledonóide Dissecante do Útero: Um Diagnóstico Inesperado Após o Parto
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8707Palavras-chave:
Leiomioma, Neoplasias Uterinas, Período Pós-PartoResumo
O leiomioma cotiledonóide dissecante, também conhecido como tumor de Sternberg, é uma forma rara de tumor uterino benigno com uma aparência macroscópica e radiológica sugestiva de malignidade. Reportamos o caso de uma doente de trinta e oito anos que se apresentou com menorragia e dor abdominal, um mês após um parto por cesariana. Na ecografia visualizava-se uma massa heterogénea, próxima da região ístmica, com 25 x 24 x 23 mm e sem vascularização, pelo que não foi excluída a possibilidade de placenta acreta. Aquando da histerectomia, foi também excisada uma pequena massa cinzenta do ovário direito. A análise microscópica das peças cirúrgicas, revelou uma proliferação de tecido celular esparso, com extensas áreas de hialinização e necrose coagulativa, compostas por células fusiformes musculares sem atipia ou mitoses. A doente apresenta-se sem evidência de recorrência um ano e meio após a cirurgia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons