Metemoglobinemia Após Ingestão de Paracetamol: Um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8722Palavras-chave:
Acetaminofeno/efeitos adversos, MetemoglobinemiaResumo
A metemoglobinemia é uma condição potencialmente fatal, maioritariamente adquirida após intoxicação por determinados fármacos; até à data estão relatados apenas três casos associados à toma de paracetamol. Este caso clínico descreve uma doente com doença renal poliquística autossómica dominante, sob hemodiálise, que se automedicou com paracetamol durante sete dias (numa dose diária de 3 g); a doente recorreu ao hospital após ter notado o aparecimento de uma tonalidade cutânea difusamente acastanhada, sem outros sintomas. A análise de sangue arterial revelou aumento da metemoglobina, tendo a bioquímica apresentado um aumento da bilirrubina total e da aminotransferase da alanina. A toma de paracetamol foi suspensa, e na reavaliação nove dias após o início dos sintomas a doente apresentava uma clara melhoria da cor da pele, com normalização dos valores de metemoglobina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons