Hiponatrémia Sintomática após Preparação Intestinal: Apresentação de Dois Casos Clínicos e Revisão da Literatura

Autores

  • Juliana Moura Costa Departmento de Gastrenterologia. Hospital de Braga. Braga. Portugal.
  • João Bruno Soares Departmento de Gastrenterologia. Hospital de Braga. Braga. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8794

Palavras-chave:

Catárticos/efeitos adversos, Colonoscopia, Hiponatrémia

Resumo

Introdução: A preparação intestinal para colonoscopia e/ou cirurgia coloretal pode induzir alterações hidro-eletrolíticas. O risco destas alterações parece estar relacionado com o tipo de preparação intestinal, idade e comorbilidades dos doentes.
Caso Clínico: Os autores apresentam dois casos de hiponatrémia sintomática (sinais neurológicos focais e coma) após preparação intestinal com picossulfato de sódio/citrato de magnésio para colonoscopia. Em ambos os casos, verificou-se resolução completa e rápida do quadro clínico depois da correção da hiponatrémia com solução intravenosa de NaCl a 3%.
Discussão: Os distúrbios eletrolíticos são mais frequentes nas preparações à base de fosfato de sódio e picossulfato de sódio/citrato de magnésio, nos doentes com mais de 65 anos ou medicados com diuréticos tiazídicos, inibidores da enzima de conversão da angiotensina, beta-bloqueantes e antidepressivos e em doentes gastrectomizados. Nestes doentes devemos preferir preparações intestinais à base de macrogol (polyethylene glycol).
Conclusão: Em doentes de risco (idade superior a 65 anos, medicados com diuréticos tiazídicos, IECAs, beta-bloqueantes e antidepressivos, e antecedentes de gastrectomia) recomendamos soluções à base de macrogol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

1.
Costa JM, Soares JB. Hiponatrémia Sintomática após Preparação Intestinal: Apresentação de Dois Casos Clínicos e Revisão da Literatura. Acta Med Port [Internet]. 29 de Novembro de 2017 [citado 30 de Junho de 2024];30(11):824-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8794

Edição

Secção

Caso Clínico