Análise da Revisão Cochrane: Tratamentos Tópicos para a Psoríase do Couro-Cabeludo. Cochrane Database Syst Rev. 2016;2:CD009687.

Autores

  • Catarina Soares Queirós Serviço de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • Gonçalo Silva Duarte Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Clinical Pharmacology Unit. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Clinical Pharmacology Unit. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8910

Palavras-chave:

Administração Tópica, Dermatoses do Couro Cabeludo/tratamento, Esteroides, Fármacos Dermatológicos/uso terapêutico, Psoriase/tratamento, Revisão Sistemática, Vitamina D

Resumo

Independentemente do tipo de psoríase, até 79% dos doentes com esta patologia apresentam atingimento do couro cabeludo, sendo este frequentemente o primeiro local a mostrar sintomas da doença. Para além do prurido, as lesões avermelhadas e escamosas são visíveis e muitas vezes embaraçosas. A terapêutica tópica é geralmente a primeira opção para estes doentes, no entanto a ampla gama de tratamentos disponíveis pode muitas vezes dificultar a escolha e levar a um tratamento potencialmente desadequado. O objetivo desta revisão foi avaliar a eficácia e a segurança dos tratamentos tópicos para a psoríase do couro cabeludo. Foi efetuada uma revisão sistemática de acordo com a metodologia preconizada pela Cochrane, com vista à avaliação da redução da gravidade clínica da psoríase, melhoria da qualidade de vida e efeitos adversos que motivassem a suspensão do tratamento. Para tal, foram incluídos 59 estudos, com um total de 11 561 participantes, tendo sido efetuadas 15 comparações entre os vários fármacos e veículos de aplicação testados. Os resultados obtidos sugerem que os corticosteroides de potência elevada ou muito elevada são mais eficazes que a vitamina D. A combinação de um corticosteroide com a vitamina D tem apenas um benefício marginal em relação à monoterapia com corticosteroide, mas é superior à vitamina D isolada. Dado o perfil de segurança semelhante e o benefício apenas marginal da combinação corticosteroide com vitamina D sobre o corticosteroide isolado, a monoterapia com corticosteroide tópico parece ser aceitável para a terapia a curto prazo da psoríase do couro cabeludo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

1.
Queirós CS, Duarte GS, Costa J, Vaz-Carneiro A. Análise da Revisão Cochrane: Tratamentos Tópicos para a Psoríase do Couro-Cabeludo. Cochrane Database Syst Rev. 2016;2:CD009687. Acta Med Port [Internet]. 31 de Março de 2017 [citado 18 de Julho de 2024];30(3):163-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8910

Edição

Secção

Cochrane Corner