Ganglioglioma Intraventricular Diagnosticado por Hemorragia Espontânea
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.8943Palavras-chave:
Epilepsia, Ganglioglioma/cirurgia, Imagem de Tensor de Difusão, Neoplasias do Ventrículo CerebralResumo
Os gangliogliomas Intraventriculares com hemorragia espontânea são raros. Devido à densidade elevada de tractos importantes localizados lateralmente ao átrio ventricular, o sulco intraparietal é a via preferencial de acesso para remoção de lesões nesta localização. Um homem de 33 anos recorreu à urgência por cefaleia súbita e crise tónico-clónica generalizada. No exame neurológico, apresentava hemianopsia homónima esquerda e negligência visual esquerda. Realizou tomografia computorizada cranioencefálica e ressonância magnética que revelaram lesão ocupando espaço com hemorragia, localizada no átrio do ventrículo lateral direito. O estudo por tractografia permitiu estabelecer o corredor ideal de acesso ao tumor através do sulco intraparietal. A remoção total do ganglioglioma foi possível sem instalação de défices e com recuperação do défice visual e controle das crises epilépticas. A eficácia
do uso da tractografia como ferramenta de planeamento para remoção segura de tumores é aqui apresentada com detalhes línicos, neurorradiológicos, neuropatológicos e um vídeo cirúrgico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons