Tratamento da Anorexia Nervosa: A Importância da Evolução da Doença no Prognóstico

Autores

  • Rodrigo Andrade Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Manuel Gonçalves-Pinho Department of Community Medicine, Information and Health Decision Sciences (MEDCIDS). Facultade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Porto. Portugal.
  • António Roma-Torres Department of Psychiatry and Mental Health. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • Isabel Brandão Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Department of Psychiatry and Mental Health. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.8963

Palavras-chave:

Anorexia Nervosa/tratamento, Prognóstico, Progressão da Doença, Resultado do Tratamento

Resumo

Introdução: A anorexia nervosa é uma doença severa, geralmente crónica e potencialmente fatal, de etiologia complexa e caraterizada por restrição alimentar, sobrevalorização da importância do peso corporal e da imagem, medo intenso de ganho ponderal e distorção da imagem corporal. A anorexia nervosa está associada a altas taxas de mortalidade, suicídio e diminuição da qualidade de vida. O nosso objetivo é apresentar um programa de tratamento da anorexia nervosa de um hospital universitário português e determinar o impacto da duração da doença, antes da admissão, no outcome. A nossa hipótese é que pacientes com maior longevidade da doença apresentam piores prognóstico e outcome.
Material e Métodos: A amostra incluiu dados de 169 pacientes vistos consecutivamente e pela primeira vez no Centro Hospitalar de São João, entre 2010 e 2015. Realizámos um estudo observacional retrospetivo, que incluiu os dados colhidos na admissão e durante o seguimento.
Resultados: Dos doentes inicialmente selecionados, 14,8% alcançaram remissão total, 16% remissão parcial e 14,2% terminaram com exacerbação/estagnação da doença. A taxa de dropout foi 55% durante o nosso período de estudo. Encontrámos diferenças estatisticamente significativas relativamente ao outcome para diferentes tempos de duração da doença (p = 0,007).
Discussão: Existem vários fatores frequentemente associados com mau outcome na anorexia nervosa. A interpretação dos resultados foi limitada pela alta taxa de dropouts e falta de critérios de definição consistentes.
Conclusão: Os nossos resultados apoiam a ideia de que a duração da doença tem um papel preponderante no outcome e prognóstico da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

1.
Andrade R, Gonçalves-Pinho M, Roma-Torres A, Brandão I. Tratamento da Anorexia Nervosa: A Importância da Evolução da Doença no Prognóstico. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 2017 [citado 23 de Novembro de 2024];30(7-8):517-23. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/8963

Edição

Secção

Original AMP Student