Leishmaniose Visceral Associada a Síndrome de Ativação Macrofágica e a Hemorragia Alveolar Difusa numa Doente com Lupus
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9028Palavras-chave:
Doenças do Pulmão, Leishmaniose Visceral, Linfohistiocitose Hemofagocítica, Lúpus Eritematoso Sistémico/complicações, Resultado do Tratamento, Síndrome de Ativação MacrofágicaResumo
O lúpus eritematoso sistémico é uma doença autoimune heterogénea e imprevisível, o que pode complicar a sua abordagem e tratamento. A linfohistiocitose hemofagocítica e a hemorragia alveolar difusa são complicações raras da doença. Os autores descrevem o caso de uma mulher de 32 anos, com lúpus e febre de origem indeterminada. Da investigação realizada, o mielograma revelou hemofagocitose e parasitas de Leishmania, pelo que iniciou anfotericina B lipossomal. Manteve febre apesar da terapêutica dirigida e evoluiu com hemorragia alveolar difusa. Repetiu mielograma, mantendo hemofagocitose já sem parasitas, tendo aumentado corticoterapia e iniciado imunoglobulina com melhoria. Dada a presença de síndrome de activação macrofágica e hemorragia alveolar difusa iniciou rituximab. Meses após a alta hospitalar, iniciou novamente febre sustentada e foram novamente identificados parasitas de Leishmania, pelo que reiniciou anfotericina B lipossomal associada a miltefosina. Mantém follow-up, encontrando-se assintomática e com corticóides em esquema de desmame.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons