Comportamentos Alimentares Problemáticos após Cirurgia Bariátrica: Um Estudo com Amostra Nacional Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9237Palavras-chave:
Cirurgia Bariátrica, Comportamentos Alimentar, Compulsão Alimentar/psicologia, Obesidade Mórbida/cirurgia, Petisco ContínuoResumo
Introdução: A cirurgia bariátrica é o método mais eficaz para o tratamento da obesidade mórbida. No entanto, o desenvolvimento de psicopatologia alimentar e o aparecimento de comportamentos alimentares problemáticos têm sido relatados na literatura. Este estudo transversal teve como objetivo a caracterização da população pós-cirurgia bariátrica em termos da frequência de comportamentos alimentares problemáticos ao longo do tempo e a compreensão das características psicológicas associadas.
Material e Métodos: A amostra foi constituída por 155 doentes sujeitos a cirurgia bariátrica que responderam a instrumentos de autorrelato destinados a avaliar psicopatologia alimentar, comportamentos alimentares problemáticos, ansiedade, depressão e stress e comportamento impulsivo.
Resultados: Os resultados mostram que o petisco contínuo, a ingestão alimentar compulsiva, a preocupação com o peso e com a forma e a urgência negativa são significativamente mais frequentes 24 meses após a cirurgia bariátrica (comparativamente com momentos pós-operatórios mais precoces). A psicopatologia alimentar e a presença de comportamentos alimentares problemáticos correlacionam-se significativa e positivamente com níveis de ansiedade, depressão, stress e urgência negativa. Este estudo reforça ainda o papel mediador da urgência negativa na relação entre tempo decorrido desde a cirurgia e distress psicológico, e comportamentos alimentares problemáticos, explicando 32,3% e 27,2% da variância, respectivamente.
Discussão: Os resultados apontam para uma tendência crescente de doentes a reportar comportamentos alimentares problemáticos e níveis de impulsividade ao longo do tempo.
Conclusão: Tendo em conta a evidência estabelecida do seu impacto na perda e aumento ponderal, a identificação precoce de comportamentos alimentares problemáticos e de doentes com tendência para agir impulsivamente em situações de emocionalidade negativa deve ser central no acompanhamento do doente sujeito a cirurgia bariátrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons