Escala de Atitudes Face a Alimentos Funcionais: Propriedades Psicométricas e Adaptação para Uso em Adolescentes

Autores

  • Leandro Oliveira Faculty of Agrarian and Environmental Sciences. University of the Azores. Angra do Heroísmo. https://orcid.org/0000-0003-1238-1798
  • Rui Poínhos Faculty of Nutrition and Food Sciences. University of Porto. Porto.
  • Francisco Sousa Faculty of Social and Human Sciences. University of the Azores. Angra do Heroísmo. Research Center for Child Studies. University of Minho. Braga.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.9284

Palavras-chave:

Açores, Adolescente, Alimento Funcional, Estilo de Vida, Inquéritos e Questionários, Portugal, Psicometria

Resumo

Introdução: Os alimentos funcionais são aqueles que promovem a saúde e o bem-estar e/ou reduzem o risco de determinadas doenças crónicas. Sabe-se que o conhecimento dos jovens sobre alimentos funcionais é baixo. Este estudo visou estudar as propriedades psicométricas da Escala de Atitudes face a Alimentos Funcionais numa amostra de adolescentes e, com base nesse estudo, proceder à sua adaptação para aplicação neste grupo populacional.
Material e Métodos: Após um pré-teste, a escala foi aplicada a 340 alunos do terceiro ciclo do ensino básico na Ilha Terceira (Açores, Portugal), com idades entre os 11 e os 19 anos (média = 14,0; desvio-padrão = 1,2). Foi analisada a consistência interna e a validade
de constructo.
Resultados: O estudo das propriedades psicométricas levou à exclusão de um item. O alfa de Cronbach (α = 0,876) mostrou uma boa consistência interna da escala e a análise fatorial revelou que, tal como a versão original (adultos), a versão para adolescentes apresenta uma estrutura unifatorial.
Discussão: A escala mostrou ser um instrumento de fácil e rápida aplicação em adolescentes. Salienta-se que a sua aplicação deve ser precedida pelo esclarecimento sobre o conceito de alimentos funcionais, de modo a assegurar a adequação das respostas.
Conclusão: Este estudo mostra a adequação do uso da Escala de Atitudes face a Alimentos Funcionais para avaliar a perceção sobre alimentos funcionais em adolescentes, salientando-se a necessidade de utilização da versão adaptada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

1.
Oliveira L, Poínhos R, Sousa F. Escala de Atitudes Face a Alimentos Funcionais: Propriedades Psicométricas e Adaptação para Uso em Adolescentes. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2019 [citado 17 de Julho de 2024];32(4):266-71. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/9284

Edição

Secção

Original