Um Caso Raro de Radiculopatia: Displasia Fibrosa Monostótica do Sacro

Autores

  • Joaquim Cruz Teixeira Department of Neurosurgery. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisbon.
  • Diogo Cardoso Simão Department of Neurosurgery. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisbon.
  • José Pimentel Laboratory of Neuropathology. Department of Neurology. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisbon.
  • Sérgio Livraghi Department of Neurosurgery. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisbon.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.9331

Palavras-chave:

Displasia Fibrosa Monostótica, Radiculopatia, Sacro

Resumo

A displasia fibrosa é uma doença óssea caracterizada por uma disfunção osteoblástica que resulta na substituição do osso medular normal por tecido fibroso. Descrevemos o caso de uma doente de 33 anos que se apresentou com lombalgia e ciatalgia direita. A tomografia computorizada e ressonância magnética lombares revelaram uma lesão osteolítica e multiquística no hemissacro direito com invasão do foramen de S1. A doente foi submetida a foraminotomia e curetagem da lesão. O diagnóstico histológico foi de displasia fibrosa, sem sinais de transformação maligna. Três anos após a cirurgia, a doente está assintomática e os estudos de imagem apresentam estabilidade da lesão. Este é o quinto caso conhecido na literatura de displasia fibrosa monostótica com atingimento do sacro, uma entidade rara que deve ser considerada no diagnóstico diferencial de doentes com lesões do sacro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

1.
Teixeira JC, Simão DC, Pimentel J, Livraghi S. Um Caso Raro de Radiculopatia: Displasia Fibrosa Monostótica do Sacro. Acta Med Port [Internet]. 28 de Junho de 2019 [citado 22 de Novembro de 2024];32(6):466-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/9331

Edição

Secção

Caso Clínico