Polissacarídeo de Escherichia coli na Prevenção da Infeção do Trato Urinário Recorrente: Uma Revisão Baseada na Evidência
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9367Palavras-chave:
Adjuvantes Imunológicos/uso terapêutico, Escherichia coli Uropatogénica, Infecções por Escherichia coli, Infecções UrináriasResumo
Introdução: A infeção do trato urinário recorrente é frequente e associa-se a morbilidade, custos e aquisição de resistências a antibióticos. A vacina OM 8930 é constituída por um polissacarídeo de Escherichia coli e é uma possível medida profilática, mas existe dúvida quanto à sua efetividade.
Material e Métodos: Realizámos uma revisão sistemática das principais bases de dados de medicina baseada na evidência, com seleção criteriosa dos artigos encontrados.
Resultados: Verificámos uma efetiva diminuição do número de recorrências nos grupos experimentais.
Discussão: Admitimos a recomendação do uso da vacina como profilaxia da cistite recorrente.
Conclusão: A vacina tem impacto na recidiva da cistite recorrente. Sugerimos a realização de mais estudos para avaliar o custo/benefício da vacina, bem como o seu efeito nas infeções urinárias complicadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons