Hematoma Timpânico em Doente sob Rivaroxabano: Um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9397Palavras-chave:
Hematoma/etiologia, Membrana Timpânica, Rivaroxabano/efeitos adversosResumo
A nova geração de anti-coagulantes orais — rivaroxabano, apixabano e edoxabano — constitui um avanço significativo na medicina. Estes fármacos têm, atualmente, um papel fundamental no tratamento de doenças tromboembólicas, pela sua facilidade de administração. No entanto, tal como a varfarina, têm efeitos adversos, nomeadamente aqueles relacionados com o risco hemorrágico. Neste artigo, apresentamos o caso de uma doente de 50 anos de idade, do género feminino, que se apresentou no serviço de urgência com otalgia e otorragia espontânea à direita, após duas semanas de tratamento com rivaroxabano em dose profilática. No exame objetivo, destacava-se a presença de hematoma nos quadrantes inferiores do tímpano, adjacente ao umbus. Não havia história de manipulação do ouvido. O nosso objetivo é alertar para um provável efeito adverso deste fármaco, na prática clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons