Análise da Revisão Cochrane: Anti-fator de Crescimento Vascular Endotelial na Prevenção da Hemorragia Vítrea Pós-Operatória após Vitrectomia por Retinopatia Diabética Proliferativa. Cochrane Database Syst Rev. 2015;8:CD008214.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9437Palavras-chave:
Bevacizumab, Factores de Crescimento do Endotélio Vascular/ antagonistas & inibidores, Hemorragia Pós-Operatória/prevenção e controlo, Hemorragia Vítrea/prevenção e controlo, Revisão Sistemática, Retinopatia Diabética, Vitrectomia/efeitos adversosResumo
A hemorragia vítrea pós-operatória é uma complicação da cirurgia de vitrectomia por retinopatia diabética proliferativa, que atrasa a melhoria da acuidade visual e dificulta a visualização do fundo ocular e o seguimento da doença. Quando injetados na cavidade vítrea, os fármacos anti-factor de crescimento do endotélio vascular, como o bevacizumab, diminuem a proliferação vascular e o seu uso tem sido proposto na redução da incidência de hemorragia vítrea pós-operatória. Os autores desta revisão sistemática Cochrane reviram os ensaios clínicos aleatorizados sobre o uso pré- ou intraoperatório de anti-factor de crescimento do endotélio vascular na redução da incidência de hemorragia vítrea pós-operatória após vitrectomia em doentes com retinopatia diabética proliferativa. Dos resultados, destaca-se o efeito benéfico da utilização de bevacizumab na diminuição da hemorragia vítrea pós-operatória precoce (i.e. às quatro semanas), com um bom perfil de segurança. Neste trabalho, sumarizam-se e discutem-se os principais achados e implicações práticas desta revisão sistemática Cochrane.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons