Análise da Revisão Cochrane: Anti-fator de Crescimento Vascular Endotelial na Prevenção da Hemorragia Vítrea Pós-Operatória após Vitrectomia por Retinopatia Diabética Proliferativa. Cochrane Database Syst Rev. 2015;8:CD008214.

Autores

  • David Cordeiro Sousa Serviço de Oftalmologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos das Ciências da Visão. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Inês Leal Serviço de Oftalmologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos das Ciências da Visão. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Cochrane Portugal. Lisboa. Portugal.
  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Cochrane Portugal. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.9437

Palavras-chave:

Bevacizumab, Factores de Crescimento do Endotélio Vascular/ antagonistas & inibidores, Hemorragia Pós-Operatória/prevenção e controlo, Hemorragia Vítrea/prevenção e controlo, Revisão Sistemática, Retinopatia Diabética, Vitrectomia/efeitos adversos

Resumo

A hemorragia vítrea pós-operatória é uma complicação da cirurgia de vitrectomia por retinopatia diabética proliferativa, que atrasa a melhoria da acuidade visual e dificulta a visualização do fundo ocular e o seguimento da doença. Quando injetados na cavidade vítrea, os fármacos anti-factor de crescimento do endotélio vascular, como o bevacizumab, diminuem a proliferação vascular e o seu uso tem sido proposto na redução da incidência de hemorragia vítrea pós-operatória. Os autores desta revisão sistemática Cochrane reviram os ensaios clínicos aleatorizados sobre o uso pré- ou intraoperatório de anti-factor de crescimento do endotélio vascular na redução da incidência de hemorragia vítrea pós-operatória após vitrectomia em doentes com retinopatia diabética proliferativa. Dos resultados, destaca-se o efeito benéfico da utilização de bevacizumab na diminuição da hemorragia vítrea pós-operatória precoce (i.e. às quatro semanas), com um bom perfil de segurança. Neste trabalho, sumarizam-se e discutem-se os principais achados e implicações práticas desta revisão sistemática Cochrane.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

1.
Sousa DC, Leal I, Costa J, Vaz-Carneiro A. Análise da Revisão Cochrane: Anti-fator de Crescimento Vascular Endotelial na Prevenção da Hemorragia Vítrea Pós-Operatória após Vitrectomia por Retinopatia Diabética Proliferativa. Cochrane Database Syst Rev. 2015;8:CD008214. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 2017 [citado 30 de Junho de 2024];30(7-8):513-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/9437

Edição

Secção

Cochrane Corner