Doença Pulmonar Intersticial Associada ao Crizotinib no Tratamento de Cancro do Pulmão de Não Pequenas Células
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9456Palavras-chave:
Carcinoma Pulmonar de Células não Pequenas/tratamento, Crizotinib, Doenças Pulmonares Intersticiais/diagnóstico, Doenças Pulmonares Intersticiais/induzidas quimicamente, Tomografia ComputorizadaResumo
O tratamento do carcinoma do pulmão de não pequenas células avançado mudou com o desenvolvimento de novas terapêuticas moleculares, tais como os inibidores da tirosina quinase. Um destes exemplos é o crizotinib que tem como alvo inibir a translocação do gene da quinase do linfoma, que se encontra presente em 2% a 7% dos casos de carcinoma do pulmão de não pequenas células. Apesar destes novos tratamentos mostrarem resultados promissores, a ocorrência de doença pulmonar intersticial como efeito secundário pode ser problemática. O diagnóstico de doença pulmonar intersticial associada ao tratamento é de difícil confirmação, o que tornou a tomografia computorizada uma importante ferramenta no diagnóstico. Pretendemos alertar para a doença pulmonar intersticial relacionada com os inibidores da tirosina quinase através da apresentação do primeiro caso de uma doente portuguesa tratada com crizotinib para carcinoma do pulmão de não pequenas células que desenvolveu doença pulmonar intersticial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons