Síndrome de Encefalopatia Posterior Reversível: Um Caso de Hipercalcemia
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9714Palavras-chave:
Hipercalcemia, Síndrome da Leucoencefalopatia PosteriorResumo
A síndrome de encefalopatia posterior reversível corresponde a uma encefalopatia que pode caracterizar-se clinicamente por cefaleia, alteração do estado de consciência e/ou crises epiléticas. A neuroimagem geralmente revela edema vasogénico subcortical bilateral occipito-parietal reversível. A fisiopatologia permanece por esclarecer mas frequentemente associa-se a hipertensão, insuficiência renal, sépsis e uso de terapêutica imunossupressora. O seu desenvolvimento no contexto de hipercalcémia severa é extremamente raro. Os autores apresentam um caso de síndrome de encefalopatia posterior reversível numa doente normotensa com hipercalcemia severa como etiologia mais provável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons