Análise da Revisão Cochrane: Suplementação Alimentar com Ácidos Gordos Ómega-3 no Tratamento da Demência. Cochrane Database Syst Rev. 2016;4:CD009002.

Autores

  • David Cordeiro Sousa Serviço de Oftalmologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos das Ciências da Visão. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Guilherme Ferreira Dos SANTOS Departamento de Medicina Física e Reabilitação. Hospital de Curry Cabral. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.9743

Palavras-chave:

Ácidos Gordos Ómega-3, Demência, Ensaios Clínicos Aleatorizados, Revisão Sistemática

Resumo

A suplementação alimentar com ácidos gordos poli-insaturados ómega-3, de origem animal e vegetal, é comummente prescrita como alternativa não farmacológica no tratamento da demência, com o objetivo de atrasar a sua progressão e melhorar a função cognitiva dos doentes. Esta utilização deriva em grande medida de estudos pré-clínicos, que estabeleceram o papel dos ácidos gordos poliinsaturados ómega-3 no desenvolvimento e manutenção da integridade do sistema nervoso central, e de estudos epidemiológicos, que demonstraram a ocorrência de estados de malnutrição em doentes com demência. Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores incluíram três ensaios clínicos aleatorizados controlados por placebo, com baixo risco de vieses, nos quais doentes com doença de Alzheimer ligeira a moderada foram tratados com ácidos gordos poli-insaturados ómega-3, através de suplementos alimentares. Dos principais resultados desta RS destacam-se a ausência de evidência de um efeito benéfico do tratamento com suplementação com ácidos gordos poli-insaturados ómega-3 sobre a função cognitiva de doentes com doença de Alzheimer e a baixa taxa de efeitos adversos reportados, esta última comparável à dos grupos tratados com placebo. Não existem dados sobre outros tipos de demência. Neste artigo sumarizam-se e discutem-se os principais resultados e conclusões desta revisão sistemática, bem como as suas implicações para a prática clínica diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Sousa DC, SANTOS GFD, Costa J, Vaz-Carneiro A. Análise da Revisão Cochrane: Suplementação Alimentar com Ácidos Gordos Ómega-3 no Tratamento da Demência. Cochrane Database Syst Rev. 2016;4:CD009002. Acta Med Port [Internet]. 31 de Outubro de 2017 [citado 22 de Novembro de 2024];30(10):671-4. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/9743

Edição

Secção

Cochrane Corner