Fatores Condicionantes da Implementação da Deteção Precoce e Intervenções Breves no Consumo Excessivo de Álcool nos Cuidados de Saúde Primários: Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Frederico Rosário Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Tomaz Ribeiro. Agrupamento dos Centros de Saúde Dão Lafões. Viseu. http://orcid.org/0000-0003-3208-4635
  • Maria Inês Santos Departamento de Pediatria. Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Viseu.
  • Kathryn Angus Institute for Social Marketing (ISM). UK Centre for Tobacco & Alcohol Studies. Faculty of Health Sciences & Sport. University of Stirling. Stirling.
  • Leo Pas Academic Centre for General Practice. KU Leuven. Leuven.
  • Niamh Fitzgerald Institute for Social Marketing (ISM). UK Centre for Tobacco & Alcohol Studies. Faculty of Health Sciences & Sport. University of Stirling. Stirling.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.9753

Palavras-chave:

Aconselhamento Directivo, Alcoolismo, Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cuidados de Saúde Primários, Portugal, Programas de Rastreio, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: O consumo de álcool é um importante fator de risco a nível mundial. Apesar de serem recomendadas por muitas instâncias nacionais e internacionais, a deteção e intervenção breve no consumo de álcool ainda não está integrada na prática da maioria dos profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários.

Objetivo: Identificar as barreiras e os facilitadores à implementação da deteção e intervenção breve nos consumos de álcool nos Cuidados de Saúde Primários por parte dos Médicos e Enfermeiros de Família.

Material e Métodos:
Será realizada uma revisão sistemática da literatura nas seguintes bases de dados: Medline, CINAHL, CENTRAL, e PsycINFO. Dois autores irão, de forma independente, extrair os dados, e avaliar a qualidade dos estudos selecionados. A qualidade dos estudos quantitativos será avaliada através das checklists do NIH National Heart, Lung, and Blood Institute, enquanto a dos estudos qualitativos será avaliada através da checklist CASP. Os resultados serão apresentados numa síntese narrativa, estruturada em torno das barreiras e facilitadores identificados, e analisados à luz dos domínios teóricos da Behavioural Change Wheel/Theoretical Domains Framework.

Discussão: Esta revisão sistemática descreverá as barreiras e os facilitadores à implementação da deteção e intervenção breve nos consumos de álcool nos Cuidados de Saúde Primários. Ao estabelecer a ligação entre estes fatores e os diferentes domínios teóricos da Behavioural Change Wheel/Theoretical Domains Framework, esta revisão sistemática vai facilitar o desenho de programas que visem a implementação destas boas práticas neste nível de cuidados.

Conclusão:
Esta revisão contribuirá com informação importante para a implementação da deteção e intervenção breve nos consumos de álcool nos Cuidados de Saúde Primários.

Registo:
PROSPERO CRD42016052681

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-31

Como Citar

1.
Rosário F, Santos MI, Angus K, Pas L, Fitzgerald N. Fatores Condicionantes da Implementação da Deteção Precoce e Intervenções Breves no Consumo Excessivo de Álcool nos Cuidados de Saúde Primários: Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura. Acta Med Port [Internet]. 31 de Janeiro de 2018 [citado 23 de Novembro de 2024];31(1):45-50. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/9753

Edição

Secção

Original