Febre e Exantema: Recordar o Sarampo
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9776Palavras-chave:
Exantema, Febre, SarampoResumo
Febre e exantema são uma combinação comum de sintomas no jovem adulto. A investigação etiológica é geralmente direcionada para as doenças mais frequentes, mas apresentações atípicas de condições menos frequentes também devem ser recordadas. Apresentamos o caso clínico de uma mulher portuguesa de 44 anos que apresentou quadro caracterizado por febre, conjuntivite, tosse e exantema, evoluindo rapidamente para hepatite e pneumonia extensa com insuficiência respiratória. Embora afirmasse ter o programa nacional de vacinação actualizado, os achados clínicos e o resultado serológico foram conclusivos de pneumonia primária a sarampo típico. Contudo, algumas manifestações menos típicas tornaram o diagnóstico menos óbvio. Embora a forma rara de pneumonia primária a sarampo seja mais frequente nos doentes imunodeprimidos, a nossa doente era imunocompetente. A ausência de contágio, tal como neste caso, ocorre mais frequente no sarampo atípico. Este caso clínico pretende mostrar a importância da confirmação do estado vacinal nos adultos, sublinhando ainda algumas apresentações atípicas de sarampo típico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons